Hospital Tropical abre inscrições ao ´2º Seminário Estadual de Sífilis´

FMT promove Seminário sobre prevenção a Sifilis/Foto: Arquivo
FMT promove Seminário sobre prevenção a Sifilis/Foto: Arquivo
                    FMT promove Seminário sobre prevenção a Sifilis/Foto: Arquivo

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), está com inscrições abertas para o “2º Seminário Estadual de Sífilis”, alusivo ao Dia Nacional de combate à doença, que será realizado no dia 20 de outubro. sob a organização da Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à FMT. A atividade vai reunir profissionais e estudantes da área da saúde.
As inscrições podem ser feitas pelo site da FMT-HVD – www.fmt.am.gov.br. Serão disponibilizadas 120 vagas. O evento será de 08h00 às 12h00, no auditório Doutor Luiz Montenegro, na sede da Fundação.


De acordo com a coordenadora estadual de DST/AIDS, Silvana Lima, o seminário pretende promover a atualização dos profissionais sobre o diagnóstico e tratamento da sífilis, com base no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêutica (PCDT) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, lançado pelo Ministério da Saúde (MS) este ano.

A programação incluirá palestras sobre “A importância da consulta de enfermagem no pré-natal no Controle da Sífilis Congênita”, “Métodos de diagnóstico da sífilis adquirida e sífilis na gestação”, “Fases clínicas da sífilis e tratamento conforme novo protocolo”, “Sífilis congênita: diagnóstico e tratamento na indisponibilidade de penicilina”.

A Sífilis é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra, nas relações sexuais sem uso da camisinha, por meio de sangue contaminado ou de mãe infectada para o bebê, durante a gestação ou o parto. “O uso do preservativo nas relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são medidas essenciais para prevenir e, quando for o caso, tratar precocemente a doença”, explica Silvana Lima.

Conforme dados do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan), no período de janeiro a julho deste ano, foram registrados 1.442 casos de Sífilis no Amazonas. Desse total, 1.081 em grávidas. “A Sífilis congênita, aquela transmitida da mãe para o bebê, é um indicador de qualidade do pré-natal, portanto, o incentivo ao acompanhamento médico da gravidez tem de ser reforçado, para garantir o diagnóstico precoce da infecção e o tratamento adequado.”, frisou Silvana.

Artigo anteriorMãe de Safadão tem candidatura cassada no Ceará
Próximo artigoMinistério Público se manifesta contra Roque, ex-prefeito de Apuí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui