HUFM alerta escolas sobre perigo da prática esportiva sem acompanhamento médico

Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM)/Foto: Divulgação

Uma equipe de profissionais do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) realiza nesta quarta-feira (14), às 9h, na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, uma ação para sensibilizar gestores, professores e pais de alunos quanto à importância de submeter as crianças a um check-up no coração antes de liberá-las para a prática de atividades esportivas intensas. Referência no tratamento de doenças do coração, o HUFM realiza por mês, em média, 12 cirurgias cardíacas em crianças.
A visita à escola faz parte de um projeto piloto que está sendo desenvolvido pela unidade de saúde, que é programar e realizar check-up em estudantes antes que os mesmos sejam submetidos a rotinas de atividades físicas extenuantes ou grandes competições. Os exames serão ofertados na própria unidade de saúde, onde o estudante passará pela avaliação de um médico especialista em cardiologia e a partir dos resultados dos exames será orientado se pode ou não realizar as atividades esportivas.


O responsável pelo projeto, o cardiologista Ronaldo Camargo, explica que o principal objetivo do projeto é chamar a atenção dos pais e professores dessas crianças para que tenham alguns cuidados antes de colocar a criança para fazer qualquer exercício de maior intensidade. “É importante verificar como está a saúde dessa criança. O organismo reage ao esforço e se a criança tiver alguma alteração cardíaca, ela pode ter complicações e até chegar ao óbito”, explica o especialista.

Consulta – Ronaldo relata que na prática o projeto ofertará a consulta com o cardiologista, que solicitará exames específicos e fará a avaliação desses exames, verificando se há alguma alteração cardíaca. Em caso positivo o responsável pela criança será orientado a não permitir que a criança participe de atividades físicas de maior intensidade. “É importante ressaltar que esse cuidado é específico para crianças que participam de atividades intensas e competições. As crianças que participam de atividades moderadas, e se sentem bem com o exercício, não precisam fazer esse tipo de avaliação”, comenta.

Entre os exames que poderão ser solicitado para essas crianças estão o ecocardiograma infantil, que permite detectar doenças cardíacas com boa precisão.

Além disso, ele destaca que a criança que pratica atividades esportivas de alta intensidade e participa de competições precisa de um suporte nutricional diferenciado. “É importante que a criança tenha uma nutrição que atenda suas necessidades físicas normais e também que forneça ao corpo as energias necessárias para a prática da atividade física”, explica Camargo.

Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM)/Foto: Divulgação

O coordenador explica que a intenção é sensibilizar o maior número de diretores e professores quanto à importância de realizar esse check up nas crianças que praticam atividades físicas intensas ou participam de competições esportivas. “Quanto mais pessoas informadas sobre o assunto, melhor pra nós, pois o conhecimento nesse caso é tão importante que pode salvar uma vida”, garante.

Os professores e diretores serão convidados a participar de palestras educativas sobre o assunto e serão orientados a replicar a informação junto às suas equipes.

Referência – O Hospital Universitário Francisca Mendes é a unidade de referência na rede estadual de saúde para o atendimento ambulatorial e cirúrgico na área de cardiologia adulto e pediátrico.

O serviço de cardiologia pediátrica da unidade foi criado em 2005 com o atendimento ambulatorial e a realização dos exames de ecocardiograma infantil. “De 2005 até hoje 32 mil crianças foram atendidas no ambulatório e foram realizados 21 mil ecocardiogramas infantil”, destaca o diretor presidente do HUFM, Pedro Elias de Souza.

O próximo passo foi levar para dentro das maternidades da rede estadual de saúde o exame de ecocardiograma e a avaliação com o cardiologista pediátrico ainda na maternidade, para os bebês que apresentavam alguma intercorrência cardíaca. Já foram realizados mais de 16 mil exames de ecocardiograma nas maternidades, em bebês recém-nascidos.

Em 2010 a unidade passou a realizar os procedimentos por cateterismo em crianças, totalizando até o momento 349 procedimentos realizados nessa modalidade.

As cirurgias cardíacas em crianças começaram a ser realizadas no Francisca Mendes em 2014. Hoje a unidade realiza 12 cirurgias cardíacas pediátricas e 10 cateterismos pediátricos todos os meses.

O Francisca Mendes possui um ecocardiograma infantil de alta precisão. O equipamento fornece imagem tridimensional em tempo real, ampliando a capacidade de diagnóstico de doenças do coração, acelerando as indicações de tratamento e cirurgias corretivas para a cura das doenças cardíacas.

Esse equipamento também propiciará a realização do exame de ecocardiograma no bebê ainda na barriga da mãe, permitindo o diagnóstico e a preparação para a realização da correção cirúrgica logo após o nascimento.

 

Artigo anteriorMorre no RJ o jornalista Jorge Moreno colunista do Globo
Próximo artigoInflação medida pelo IGP-10 cai em junho pela terceira vez seguida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui