
Um incêndio atingiu o Hospital Estadual César Cals, localizado no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). As chamas começaram na subestação de energia da unidade e causaram grande mobilização de equipes médicas, servidores e bombeiros. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos. O fogo foi controlado por volta das 11h30.
Durante a evacuação preventiva, ao menos três bebês foram retirados em incubadoras e leitos, com o apoio de profissionais da saúde e de populares que auxiliaram no resgate. O César Cals é um hospital de alta complexidade e referência no atendimento de gestantes de alto risco e recém-nascidos prematuros.
Segundo a Sesa, parte dos pacientes foi transferida temporariamente para unidades próximas até a completa normalização do serviço. Em coletiva, a secretária de Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, informou que cerca de 15 pacientes já haviam sido transferidos e que outras 40 pessoas, internadas na Unidade de Médio Risco, também seriam deslocadas preventivamente.
“Quero esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação de energia, em uma área externa do hospital, e foi totalmente controlado. Estamos adotando medidas de contingência para garantir a segurança dos pacientes e evitar qualquer risco adicional”, afirmou a secretária.
O governador Elmano de Freitas determinou o acompanhamento direto da situação e a transferência imediata dos pacientes até que a unidade volte a operar normalmente.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que o incêndio foi provocado por um defeito interno na rede elétrica do hospital e que realizou o desligamento emergencial da unidade para permitir o trabalho das equipes de segurança e manutenção.
A Secretaria da Saúde destacou que as causas do incidente estão sendo apuradas e que o hospital permanece sob monitoramento técnico até a restauração completa do fornecimento de energia.
Fonte: g1




