Índios.com Cia. de Dança apresenta ‘Rito de Passagem’ no TA

O figurino é de Adroaldo Pereira. A cenografia foi criada pelo artista plástico Nelson Magli.
A apresentação da companhia amazonense, que recebeu 14 prêmios desde a sua criação, entre editais locais e nacionais, integra a série de eventos “Amazonas de Todas as Artes” do Governo do Estado.
A apresentação da companhia amazonense, que recebeu 14 prêmios desde a sua criação, entre editais locais e nacionais, integra a série de eventos “Amazonas de Todas as Artes” do Governo do Estado.

As transformações pelas quais as mulheres passam ao longo de suas vidas, nos planos espiritual, sexual e físico, serviram de inspiração para a coreógrafa e diretora artística da Índios.com Cia. de Dança, Yara Costa, criar “Rito de Passagem”, que recebeu o prêmio Klauss Vianna de Dança 2007 do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e patrocínio da Petrobras, e que estreou em abril de 2008, no Sesc de Manaus.


A montagem fará parte da programação do projeto “Amazonas de Todas as Artes” do Governo do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A apresentação será realizada na próxima terça-feira, dia 10 de junho, às 21h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul). A entrada é gratuita.

Trata-se de um solo de 40 minutos de duração, que será executado pela própria criadora do espetáculo. A linguagem da dança aérea é a base de toda a investigação do movimento. Essa modalidade de dança contemporânea foi introduzida de forma sistemática no Amazonas por Yara, que utiliza elementos das técnicas verticais oriundas do esporte radical (rapel e tirolesa) e da arte circense (tecidos). O amálgama de técnicas inclui ainda recursos tecnológicos: a utilização de vídeo-dança e imagens projetadas por meio de data-show e retroprojetor.

O figurino é de Adroaldo Pereira. A cenografia foi criada pelo artista plástico Nelson Magli.
O figurino é de Adroaldo Pereira. A cenografia foi criada pelo artista plástico Nelson Magli.

Universo feminino

A intérprete-criadora define “Rito de Passagem” como uma homenagem às mulheres em geral, embora o espetáculo tenha surgido a partir do seu interesse pelas danças Baniwa, que foram o objeto de pesquisa de campo do seu mestrado em Performance Artística-Dança, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal.

“O ‘Rito’ surgiu das minhas vivências com comunidades Baniwa em São Gabriel da Cachoeira e dialoga com a temática regional, retratando especificamente as mulheres indígenas e ribeirinhas do Amazonas, e, simultaneamente, tomando-as como um reflexo de diferentes contextos do universo feminino. A coreografia faz referência à mulher indígena, mas também a todas as outras mulheres”, resume a coreógrafa.

Destaque nacional

“Rito de Passagem” também está inserido no projeto “Dabucuri da Índios.com Cia. de Dança”, que integra a programação desenvolvida pelo Governo Federal para o período dos jogos do Mundial na capital amazonense, sendo que o único projeto selecionado do Estado foi o da Índios.com Cia. de Dança, que obteve a terceira colocação no ranking nacional de propostas aprovadas na área de Dança pelo Concurso Cultura 2014, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) no início deste ano.

Além de “Rito de Passagem”, o “Dabucuri da Índios.com Cia. de Dança” inclui mais duas montagens do repertório da companhia: “Rastros Híbridos”, de 2010, e “Aëëë: Pra Falar do que Não Foi Perdido”, de 2013, além de workshops de dança aérea com a técnica de rapel e tecido circense e, ainda, debates com temas envolvendo a relação arte contemporânea versus cultura indígena.

“O termo ‘dabucuri’ é uma palavra em nhengatu, que faz referência aos rituais de troca entre etnias/povos indígenas. O nosso interesse é justamente compartilhar o que a Índios.com Cia. de Dança realiza, por meio de apresentações, debates e oficinas”, resume a diretora artística, que também é professora e pesquisadora em Dança na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ficha técnica

Embora “Rito de Passagem” seja um solo, o trabalho conta com um elenco de apoio, que atua nos bastidores: Ednaldo Passos, Harry Vital, Jonatas Amaral, Daniela Alves, Carol Santa Anna, Rosely Reis e Eliberto Barroncas. O roteiro é assinado por Yara em parceria com o encenador coreográfico Ricardo Risuenho, que também colabora no projeto e operação de luz.

O trabalho de audiovisual (captação e edição de sons e imagens e operação de imagens) é de Ednaldo Passos, que também é o técnico de verticais. Na pesquisa da trilha musical do espetáculo, Yara contou com a colaboração de Ricardo Risuenho. As fotografias são de Ruth Jucá.

Prêmios da Índios.com Cia. de Dança

2001 – Prêmio Amazônia Celular

2004 – Prêmio Caravana Funarte de Circulação Regional – Brasil Amazônia (Circulação de “O Processo” por Porto Velho, Ji-Paraná, Cruzeiro do Sul e Rio Branco)

2005 – Pequenos Projetos Grandes Ideias/PPGI – Eventos (Fundação Villa Lobos) (Apresentação de “O Processo”)

2005 – Pequenos Projetos Grandes Ideias/PPGI – Pessoa Jurídica (Fundação Villa Lobos) (Montagem de “Por um fio”)

2007 – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007 (Montagem de  “Rito de Passagem”)

2009 – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 (Circulação em São Paulo da intervenção “Sob o Abrigo de …”)

2009 – Prêmio Palco Giratório 2009 do SESC (Circulação de “Rito de Passagem” em todo o Brasil)

2009 – Prêmio SESC Amazônia das Artes

2010 – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 (Montagem de “Rastros Hibridos”)

2011 – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011 (Circulação de “Rastros Hibridos” em São Gabriel da Cachoeira (AM), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF)).

2012 – Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 (Montagem de “Aëëë: Pra Falar do que Não Foi Perdido”)

2013 – Prêmio Danças na Cidade – Manauscult (Montagem do espetáculo “Pau a Pique”)

2014 – Concurso Cultura 2014 (Edital do Governo Federal para a Copa do Mundo 2014 que aprovou em 3º lugar o projeto “Dabacuri da Índios.com Cia. de Dança”)

2014 – Apresentações e Atividades Artísticas no período da Copa – SEC-AM (Apresentação de “Rito de Passagem” – 1º lugar – Dança Livre)

Festivais locais

Projeto Laboratório Contemporâneo (AM)

I, II, III e IV Festival Amazonas de Dança (SEC_AM)

I e II Festival de Dança Mova-se Solos, Duos e Trios (AM)

Festival Até o Tucupi (AM)

Festivais nacionais e internacionais

Projeto Dança Aérea: “Desafios da Beleza” (SESC-Consolação (SP))

Mostra Garatuja de Dança (Acre)

Mostra de Dança e Teatro de Artes Cênicas – Mambembão 2012 (RJ)

4o e 5o Reencontre de Danses Metisses (Cayenne – Guiana Francesa)

I Plataforma Internacional Estado da Dança (SP)

17o Festival Internacional de Dança do Recife (Recife)

Mostra de Artes Cênicas no ANO BRASIL EM PORTUGAL (Coimbra-Portugal)

Festival de Parintins 2013 – Boi Garantido

Artigo anteriorCom o ‘espião’ de Felipão em Pituaçu, Croácia bate Austrália em amistoso
Próximo artigoA força dos ativos da floresta nos produtos da Naturaltech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui