Instituições de saúde reúnem-se em Manaus para encontro do Projeto Paciente Seguro

Grupo de Manaus/Fotos: Andressa Dorneles/FHAJ

Profissionais da saúde da região Norte do Brasil encontraram-se em Manaus (AM), para integrar um encontro nos dias 16 e 17 de agosto. Em torno de 30 especialistas das cidades de Boa Vista (RR) e de Santarém (PA) participaram da oficina regional do Projeto Paciente Seguro, realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), no Bairro Cachoeirinha, zona Sul da capital. O objetivo foi compartilhar soluções para buscar melhorias na segurança do paciente através da mudança de cultura, do aprendizado contínuo e de melhorias nos processos dos hospitais.


A atividade faz parte da iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Quinze 15 hospitais da rede pública de saúde integram o projeto.

Equipe de Manaus/Fotos: Andressa Dorneles/FHAJ

Nas boas-vindas ao evento, o diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, ressaltou que a oficina é um avanço tanto para o Hospital como para as demais instituições que integram o Paciente Seguro. “Podemos oferecer e receber experiências neste momento de compartilhamento”, salientou.

“Definidas as prioridades, foram criadas ações dentro da realidade e possibilidades de cada hospital. É preciso transformar. Por isso, aprendemos e ensinamos juntos”, disse Elenara Ribas, líder do Projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, durante a programação que envolveu atividades práticas, troca de informações e dinâmicas de estímulo à criatividade.

Grupo de Manaus/Fotos: Andressa Dorneles/FHAJ

Um destes exemplos de mudança é o do Hospital Geral de Roraima. Dentre as metas estabelecidas, o destaque é o resultado alcançado em relação à higiene de mãos. A partir de dinâmicas e treinamentos, foi possível engajar as equipes da UTI neste processo para aumentar a adesão, que era de apenas 37%. Atualmente, o índice dobrou e segue crescendo com os exercícios realizados em todos os turnos da instituição, evitando o risco de infecções.

Em relação à administração de medicamentos, métodos estabelecidos na Fundação Hospital Adriano Jorge melhoraram o cuidado com os de alta vigilância. Além disso, a adoção de formulários permitiu a sistematização da devolução de medicamentos à farmácia. Em eventos realizados periodicamente, o conhecimento é disseminado para todo hospital, permitindo o planejamento e o conhecimento em conjunto.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, de Santarém, também percebeu o aprimoramento e o fortalecimento da assistência segura do paciente com o Projeto. Com a implantação de metodologias e o engajamento das lideranças foi possível, nos últimos dois meses, realizar a avaliação de risco de lesão por pressão em 100% dos pacientes admitidos na UTI adulto em 24 horas. Isso significa uma evolução importante nos cuidados preventivos apropriados para evitar ferimentos na pele de pacientes em estado grave.

Manaus foi a terceira cidade do país a receber o encontro, que teve suas primeiras edições realizadas em Brasília (DF) e em Santo André (SP). Em setembro, a oficina acontecerá em Natal (RN) e Curitiba (PR).

Artigo anteriorHomem é encontrado degolado em terreno privado, no Jorge Teixeira
Próximo artigoCabeleireira é presa em flagrante com 15 kg de maconha, no Eduardo Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui