Japoneses votam contra presença militar dos EUA em Okinawa

Os deputados contrários à reinstalação da base militar norte-americana na região de Okinawa ganharam a maioria dos lugares no Parlamento local, informou hoje (6) a mídia japonesa.


A estimativa é que pelo menos 27 dos 48 assentos na Assembleia regional sejam ocupados por deputados que votam contra a presença militar dos EUA na região de Okinawa, de acordo com o jornal japonês Japan Times.

O resultado da votação reforçará o mandato de governador de Okinawa Takeshi Onaga, que tem tentado parar a construção da nova base na região de Henoko, na zona costeira da cidade de Nago. Em agosto de 2014, Onaga havia conseguido suspender a construção.

A base da Marinha norte-americana de Futenma é uma área densamente povoada da cidade de Ginowan. A base conta com cerca de 25 mil militares norte-americanos, mais 19 mil familiares e civis, de acordo com a informação divulgada pela prefeitura local.

O secretário do premier do Japão Yoshihide Suga declarou nessa segunda-feira (6) que o governo propôs a continuação da construção para manter o potencial militar conjunto.

(AGÊNCIA BRASIL)

Artigo anteriorApós queixas, Record muda série sobre ‘Mamonas Assassinas’
Próximo artigoVídeo no celular de Raí mostra menor implorando para não ser estuprada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui