Joelson Silva parabeniza Executivo pelo programa “Responsabilidade com Manaus”

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSBD), parabenizou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), pela decisão de reduzir os custos da máquina pública municipal, com o lançamento do programa “Responsabilidade com Manaus” que deverá gerar uma economia de quase R$ 60 milhões, nos próximos 12 meses.


“O prefeito age com sensatez, equilíbrio e responsabilidade. Não tenho dúvida de que a redução dos gastos vai permitir que a Prefeitura de Manaus amplie os investimentos em setores que impactam a vida do cidadão, além de promover melhorias na infraestrutura da cidade”, afirma Joelson Silva.

Os vereadores Mauro Teixeira (Podemos) e Professor Samuel (PHS) que participaram da reunião de anúncio do decreto que institui o programa “Responsabilidade com Manaus”, na manhã desta segunda-feira, na sede da Prefeitura, compartilham do mesmo entendimento do presidente Joelson Silva. “A decisão do prefeito é saudável e prudente. Ele busca conter o desperdiço. Esse é passo significativo para melhoria das finanças municipais”, destaca o vereador Mauro Teixeira.
Metas por secretarias

O decreto que criou o programa “Responsabilidade com Manaus” determina que as secretárias e demais órgãos públicos municipais reduzam em 20% os gastos com serviço de impressão e aquisição de papel, de telefonia fixa e móvel, de fornecimento de combustível e com locação de veículos.

“Já tivemos momentos de cortar na carne para sobreviver, enfrentar a crise e virar uma cidade que é respeitada no Brasil todo, com a melhor Previdência e uma das mais ajustadas do país. Esse decreto visa impedir o desperdício. Poupa na caneta, no papel, na energia, na viagem, na diária. Não estamos adotando nenhuma medida drástica. Simplesmente é conter, o máximo possível, o ralo do desperdício”, afirmou o prefeito, Arthur Neto.

A medida também prevê cortes de 10% nas despesas com eventos, publicidade, serviços de limpeza, vigilância, manutenção de máquinas e equipamentos, além de locação de imóveis, exceto prédios das áreas fins da educação, saúde e assistência social. Contas de água e energia elétrica também devem apresentar redução de 5%. Cada órgão da administração municipal será responsável por implantar e efetivar as metas previstas no programa.

Presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB)-Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Caberá à Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) a redução em 10% das cotas orçamentárias de contratos de serviços de valores estimados, mantidos por todos os órgãos, entidades e fundos do Poder Executivo.

Já a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) deverá cancelar linhas corporativas de secretários, subsecretários, presidentes, vice-presidentes e demais cargos com status de subsecretários. A Semad também caberá priorizar a contratação de serviços operacionais e administrativos e reavaliar imóveis desativados e dispendiosos pertencentes ao patrimônio municipal, além de promover a alienação, mediante leilão e aperfeiçoar o uso dos imóveis ativos.

Fica determinado, ainda que, a partir de 1° de agosto de 2019, será obrigatório o uso do Sistema de Gestão eletrônica de Documentos (SIGED), para os processos administrativos por todos os órgãos, entidades e fundos, com exceção dos processos judiciais de caráter sigiloso e as aquisições de produtos e serviços relacionados à tecnologia da informação e Comunicação (TIC) deverão ser precedidas de estudos Técnicos preliminares, aprovados pela Semef.

Também estará suspensa, salvo autorização do Chefe do executivo, a concessão de passagens e diárias para servidores, exceto em viagens para participação de reuniões oficiais para representar o município, limitada ao número de um servidor por evento.

Os órgãos da administração municipal deverão apresentarà Semef, até 20 dias após publicação do decreto, os planos de ações, metas mensais e indicadores de monitoramento, conforme metodologia do Sistema de Gestão Municipal (SGM). Quinzenalmente, um relatório será apresentado ao prefeito de Manaus.

Fonte: CMM

Artigo anteriorCONTAG e FETRAGRI AM realizam primeira Oficina de Base em Manaus
Próximo artigoPolícia desarticula laboratório de drogas no Ouro Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui