Joselito: pré-candidato do PT em Parintins enfrenta oposição de Sinésio Campos que apoia o União Brasil

Joselito Pimentel (PT), é pré-candidato à Prefeitura de Parintins-AM - foto: divulgação

A intenção do petista raiz, Joselito Pimentel de Araújo, de se candidatar a prefeitura de Parintins, poderia não acontecer por pura obra e desprezo, pela legenda, do então  presidente do PT no Amazonas, Sinésio Campos.


Sinésio é simpatizante do União Brasil, para o qual já declarou apoio à candidatura da vereadora Brena Dianá (União Brasil), para o mesmo cargo pretendido por Joselito Pimentel.

Hoje, (18) o candidato do PT entrou com recurso junto à Executiva Estadual do PT no Amazonas, com cópia à Executiva Nacional, alegando sua condição de petista raiz, com várias candidatura proporcionais e o apoio de mais de 10% de filiados do partido que participam do PED/2019.

Competências

Por sua vez, a executiva nacional da legenda enquadra os diretórios estaduais, dizendo que o partido estabeleceu competências ao diretório nacional para definição sobre as candidatura nas cidades com mais de 100 mil eleitores. Comprovadamente, o caso de Parintins, que registra 115.363 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2020.

Joselito com militantes do PT/Parintins – foto: divulgação

Com essa decisão, Sinésio não tem como apoiar a candidata do União Brasil, a não ser que tenha uma excelente carta na manga e, neste caso, parece que não tem.

A direção nacional do PT estabeleceu que a palavra final será definida pela cúpula do partido no próximo dia 26.

Segundo a CNN Brasil, o PT enfrenta resistências para apoiar candidatos de outros partidos. “Pedimos que todas as ações que estivessem caminhando sobre tática eleitoral aguardem pronunciamento do diretório nacional”, disse o senador e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), Humberto Costa.

Joselito tem a seu favor uma orientação nacional do GTE, a direção do novo diretório municipal e o apoio de grande parte da militância local. “Já fui candidato consolidado em 2020, mas pertencia ao grupo político de Sinésio campos. E o mesmo me ‘convenceu’ a recuar para vereador e apoiar a chapa formada por Juscelino Manso (PSB) e Nega Alencar (PSC), ambos candidatos do governador, na época. Fui abandonado no meio da eleição, perdemos e o atual prefeito Bi Garcia (UB) se reelegeu”, lamentou Joselito.

Joselito Pimentel – foto: divulgação

Em seguida, Joselito rompeu com Sinésio, para fazer campanha solo dentro do partido. No entanto, seguiu as orientações da resolução nacional aprovada em setembro de 2023, para fazer o lançamento da sua pré-candidatura, em novembro de 2023.

O pré-candidato do PT em Parintins está dialogando com todas as forças internas do partido, inclusive na capital do Estado, menos com o irredutível apoiador do União Brasil, Sinésio Campos.

Recurso

Joselito, Recurso

Artigo anteriorIBAMA convida para adoção de cães e gatos abandonados
Próximo artigoRezando para dois santos: Sinésio não sabe para qual deve ajoelhar-se em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui