Josué Neto ressalta papel da mulher na formação da sociedade

Deputado Josué Neto(PSD), faz discurso na Assembleia/Foto: Divulgação

Na abertura das comemorações do Dia Internacional da Mulher, hoje, terça-feira (08), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o presidente do Parlamento, deputado Josué Neto (PSD), defendeu a necessidade de debater e melhorar ações legislativas e sociais, para garantir direitos à mulher, e destacou o importante papel social da mulher na formação da sociedade.
Para o presidente, mais que um dia para relembrar as conquistas da geração feminina, é um dia de refletir sobre as falhas dos sistemas sociais que precisam ser melhoradas, como na área de proteção à mulher. “Hoje o legislativo está levantando esse questionamento para que a sociedade entenda que existem falhas, mas que o sistema tem tentado e pode melhorar. Estamos aqui para debater isso. O parlamento nasceu para isso. É o lugar onde a gente debate, apresenta as dificuldades, e descobre soluções”, afirmou.


No seu discurso, Neto ainda destacou o papel predominante da mulher na educação familiar e na formação da sociedade, principalmente na condição de mãe. “Eu acredito muito na educação familiar e a mulher tem total importância e participação na educação que é passada dentro de casa. A mãe continua sendo essa pessoa tão importante para a sociedade porque a educação começa dentro de casa, e esse papel de grande responsabilidade na maioria dos lares fica para a mulher”, declarou.

O presidente falou sobre o assunto minutos antes da palestra ministrada pela juíza da 1ª Vara de Manacapuru, Vanessa Leite Mota, sobre “O papel da mulher no judiciário e o combate à violência doméstica”, que abordou principalmente a legislações que garantem direitos a mulher, como a Lei Maria da Penha, que hoje garantem proteção à mulheres vítimas de violência e penalizam o agressor. Segundo Mota, estudo recente revelou que a cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil.

Ao falar das primeiras juízas e desembargadoras do Brasil e do Amazonas, Mota defendeu a necessidade de aumentar a participação das mulheres no judiciário. Segundo ela, “na justiça de primeiro grau, dos 148 juízes do TJAM, somente 59 são mulheres”.

Presente no evento, a única deputada da Casa Legislativa, Alessandra Campêlo (PCdoB), abordou o que ela considera as duas maiores conquistas da mulher, o acesso a universidade e o direito ao voto, e defendeu maior participação das mulheres no meio político. “Não estou aqui porque sou mais competente que outras mulheres. Precisamos melhorar nossa participação na política”, disse.

Além do presidente da Casa, Josué Neto, e da deputada Alessandra Campêlo, os deputados Abdala Fraxe (PTN), Luiz Castro (REDE), David Almeida (PSD), Sabá Reis (PR), José Ricardo (PT) e Orlando Cidade (PTN), também estavam presentes no evento.

Diploma Honra ao Mérito

Durante o evento, seis mulheres foram homenageadas com o Diploma Honra ao Mérito, entre elas a deputada Alessandra Campêlo, que receberam a honraria das mãos do presidente Josué Neto e do vice-diretor da Escola do Legislativo, Fabiano Affonso.

“É com grande satisfação que o Poder Legislativo, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, confere o Diploma de Honra ao Mérito a seis mulheres neste Dia Internacional da Mulher, pela colaboração e relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas”, afirmou Affonso.

Também receberam a homenagem a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti Monteiro; a juíza de Direito do TJAM, Vanessa Leite Mota; a diretora da Escola de Serviço Público Municipal, Luíza Maria Bessa Rebelo; a diretora da Escola do Legislativo da CMM, Cristiane Bacury Monteiro; e a diretora da Escola de Contas do TCE, Virna de Miranda Pereira.

Artigo anteriorProjeto do Terminal Novo Remanso, em Itacoatiara, será debatido em audiências
Próximo artigoCom gols de Ronaldo e James, Real bate Roma e vai às quartas da Champion

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui