Juiz do Supremo Tribunal da Venezuela deserta e foge para o exterior

Juiz do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela, Christian Zerpa - Foto: Divulgação

Christian Zerpa, juiz do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela, desertou e partiu para o exterior, informou neste domingo (6) o tribunal, acusando-o de fugir de uma investigação por crimes sexuais.


Um dia depois de boatos sobre o rompimento de Zerpa com o governo de Nicolás Maduro, o TSJ – de linha oficialista – anunciou em comunicado que o juiz está sob investigação por “assédio sexual, atos lascivos e violência psicológica” contra funcionárias de seu escritório.

O presidente do TSJ, Maikel Moreno, assegurou que diante de “repetidas queixas” de “conduta indecente e comportamento imoral”, as autoridades iniciaram uma ação judicial contra Zerpa.

Sem informar para qual país viajou, a corte confirmou que Zerpa deixou a Venezuela.

No sábado, jornalistas venezuelanos que moram nos Estados Unidos relataram a fuga de Zerpa para a Flórida, ligando-a à posse de Maduro para um segundo mandato presidencial (2019-2025) na próxima quinta-feira.

Zerpa militou no Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e é alvo de sanções financeiras do Canadá. Ele foi nomeado pela antiga maioria parlamentar oficialista em dezembro de 2015, alguns dias antes de a oposição assumir o controle da Câmara.

De acordo com a jornalista Carla Angola, que o entrevistou, Zerpa gestá disposto a colaborar com o sistema de justiça americano nas investigações sobre corrupção e violações de direitos humanos contra funcionários públicos e colaboradores do governo Maduro.

Fonte: G1

Artigo anteriorAdolescente é detida com 15 Kg de maconha em Humaitá
Próximo artigoCarro cai dentro de igarapé na Avenida do Samba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui