Justiça manda incenerar 2.144 armas brancas, em Manaus

Armas destruídas pelo incinerador/Foto: Divulgação
Armas destruídas pelo incinerador/Foto: Divulgação
Armas destruídas pelo incinerador/Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), através da Divisão de Depósito Público, em parceria com a empresa Amazon Clean, incinerou na manhã de hoje, sexta-feira (22), 2.144 armas brancas, incluindo facas e terçados, peças que faziam parte de processos que tramitaram nas Varas Criminais da Comarca de Manaus.
Esta foi a primeira fez que o TJAM enviou para destruição esse tipo de arma. Nos últimos anos, em parceria com o Exército Brasileiro, outras ações desse tipo foram realizadas, mas apenas com armas de fogo.


O diretor da Divisão de Depósito Público do TJAM, Sidney Level, explica que as armas brancas, por conterem resíduos, como sangue, que exigem um cuidado maior no seu manuseio. “Os servidores trabalham protegidos para evitar a contaminação. Não há como fazer um reaproveitamento porque estão com sangue. As armas são identificadas e cadastradas no nosso banco de dados e, ao fim do processo, destruídas”, detalhou.

A empresa Amazon Clean trabalha na incineração de materiais recolhidos nas empresas do Distrito Industrial, tendo capacidade para incinerar 150 toneladas por dia, segundo o gerente industrial, Carlos Maurício Maciel. No processo de queima, os metais são separados e reaproveitados. “De uma tonelada de material reciclado é aproveitado um percentual muito pequeno, pouco mais de 15 quilos. No caso das armas brancas, elas viram pó e somente um percentual em ferro é separado”, frisou Maciel.

No último dia 15, o TJAM enviou ao Exército Brasileiro, 722 peças de armamento apreendidas pela polícia, em operações de combate ao crime realizadas no Amazonas. Os artefatos foram destruídos com a presença de autoridades civis e militares, em área do Exército, na estrada AM-10.

Artigo anteriorTransexual consegue na Justiça mudar nome e gênero em documentos
Próximo artigoÚltimo fabricante de videocassetes no mundo encerra produção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui