Justiça manda prefeito recontratar servidores demitidos após eleições, em Tocantins

Demissões aconteceram no dia 3 de outubro, em Colinas do Tocantins/Foto: Divulgação

A Justiça mandou o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto (PT), recontratar cerca de 200 servidores que foram demitidos no dia 3 de outubro, dia seguinte às eleições municipais. A decisão é do juiz Océlio Nobre. Segundo ele, a atitude do gestor foi ilegal, já que a legislação proíbe a exoneração de servidores nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos candidatos eleitos.


A decisão foi tomada na última segunda-feira (31) e o juiz deu um prazo de 48 horas para que os servidores fossem recontratados. O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral, que pediu, em caráter limitar, a suspensão das exonerações dos servidores, exceto aqueles cujo prazo contratual já tinha expirado.

Conforme declarações dos servidores, que foram juntadas nos processos, as demissões aconteceram sem qualquer justificativa, sendo que a data final para a prestação de serviço estava marcada para 31 de dezembro.

Demissões aconteceram no dia 3 de outubro, em Colinas do Tocantins/Foto: Divulgação
Demissões aconteceram no dia 3 de outubro, em Colinas do Tocantins/Foto: Divulgação

Segundo a decisão, o gestor também não poderá praticar outras demissões sem justa causa dos servidores públicos cujos contratos temporários estejam em curso. Caso haja descumprimento, o gestor fica sujeito a multa diária de R$ 5 mil.

Resposta

A Prefeitura de Colinas do Tocantins disse exonerações fizeram parte de uma medida de economicidade, juntamente com outras ações, que objetivavam manter o controle dos gastos públicos também com pessoal e para que se obedecesse a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“As medidas adotadas fizeram-se necessárias no delinear deste cenário de crise que instaurou-se com a diminuição de repasses e arrecadação. […] Infelizmente, a continuação da dura realidade da queda de receitas, contribuiu para que outras exonerações ocorressem este ano. Contudo, ao ser notificada sobre as recontratações, no dia 1º, a Prefeitura de Colinas deu início ao cumprimento da decisão orientando a equipe quanto ao procedimento correto a ser adotado”, afirmou em nota.

Fonte: Enfoco Notícias

Artigo anteriorColisão entre veículos deixa quatro mulheres feridas em Manaus
Próximo artigoQuatro pessoas são presas durante operação ‘Transporte Seguro’ em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui