
A lava fluiu de uma fenda recém-aberta no vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, na Espanha, na sexta-feira (1º), abrindo um caminho diferente dos fluxos anteriores e aumentando o temor de mais destruição, enquanto as cinzas finas forçaram os ilhéus a vestir máscaras e óculos.
Um rio de lava incandescente serpenteou colina abaixo a partir da nova fissura, que se abriu na noite de quinta-feira, cerca de 400 metros (1.300 pés) ao norte do local da erupção primária.
Diversas aberturas foram abertas desde que o vulcão começou a entrar em erupção em 19 de setembro, mas o Instituto de Vulcanologia das Canárias descreveu a última abertura como um novo “foco de erupção”.

“Há uma preocupação com o caminho deste novo fluxo em direção ao mar, embora se espere que se junte ao anterior nas próximas horas”, disse o chefe do conselho de La Palma, Mariano Hernandez Zapata.
Ele disse que mais casas foram engolfadas pela lava durante a noite.
“Temos mais drama pela frente, mais pessoas para cuidar”, disse ele em entrevista coletiva.
Cerca de 6.000 pessoas foram evacuadas desde o início da erupção e ainda não voltaram para casa. Mais de 800 edifícios, incluindo casas, igrejas e escolas foram destruídos.

O vulcão lançou 80 milhões de metros cúbicos de rocha derretida, disse o líder regional Angel Victor Torres, dobrando a quantidade expelida durante a última grande erupção de La Palma, há 50 anos, na metade do tempo.