Lava começa a jorrar de nova fenda do vulcão em La Palma

A lava flui após a erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias de La Palma - Foto: Reuters/Juan Medina

A lava fluiu de uma fenda recém-aberta no vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, na Espanha, na sexta-feira (1º), abrindo um caminho diferente dos fluxos anteriores e aumentando o temor de mais destruição, enquanto as cinzas finas forçaram os ilhéus a vestir máscaras e óculos.

Um rio de lava incandescente serpenteou colina abaixo a partir da nova fissura, que se abriu na noite de quinta-feira, cerca de 400 metros (1.300 pés) ao norte do local da erupção primária.

Diversas aberturas foram abertas desde que o vulcão começou a entrar em erupção em 19 de setembro, mas o Instituto de Vulcanologia das Canárias descreveu a última abertura como um novo “foco de erupção”.

Imagem de satélite mostra caminho da lava que flui do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, em 29 de agosto de 2021 nas Canárias — Foto: Maxar Technologies via AP

“Há uma preocupação com o caminho deste novo fluxo em direção ao mar, embora se espere que se junte ao anterior nas próximas horas”, disse o chefe do conselho de La Palma, Mariano Hernandez Zapata.

Ele disse que mais casas foram engolfadas pela lava durante a noite.

“Temos mais drama pela frente, mais pessoas para cuidar”, disse ele em entrevista coletiva.

Cerca de 6.000 pessoas foram evacuadas desde o início da erupção e ainda não voltaram para casa. Mais de 800 edifícios, incluindo casas, igrejas e escolas foram destruídos.

O vulcão Cumbre Vieja nas ilhas Canárias de La Palma é fotografado na madrugada de El Paso, Espanha – Reuters/Borja Suarez

O vulcão lançou 80 milhões de metros cúbicos de rocha derretida, disse o líder regional Angel Victor Torres, dobrando a quantidade expelida durante a última grande erupção de La Palma, há 50 anos, na metade do tempo.

Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui