Limpeza de eletrônicos é essencial para prevenir a proliferação de doenças

Foto: Divulgação

Aparelhos eletrônicos podem ajudar na propagação de vírus e bactérias; veja como higienizar os dispositivos sem estragar
Nossas mãos ajudam na transmissão de doenças, pois tocam em superfícies que contêm muitos microrganismos. Por isso, devem ser higienizadas frequentemente, para impedir o contágio e a disseminação de vírus e bactérias. Lavar corretamente as mãos, os dedos, o dorso e o punho por cerca de, pelo menos, 20 segundos com água e sabão, passar álcool em gel e manter longe do rosto são ações que minimizam contaminações e protegem outras pessoas de serem infectadas.
A apreensão mundial com a Covid-19 fez com que milhares de pessoas ficassem mais cuidadosas com a higiene pessoal, para ajudar no combate à doença. Mas outro fator com o qual devemos redobrar a atenção são os aparelhos eletrônicos, como, por exemplo, os celulares, que, de acordo com a revista Veja, são tocados, em média, 2.600 vezes por dia.
Smartphones, notebooks, computadores, tablets, teclados e outros equipamentos eletrônicos também podem ser meios de transmissão, pois acumulam bactérias ao ficarem expostos em ambientes abertos e ventilados e em nossas mãos. Além disso, depois de usarmos, tocamos em outros objetos, como corrimão e maçanetas, que podem proliferar o contágio. Por isso, precisam ser limpos corretamente, para ajudar na prevenção do novo coronavírus e de outras doenças.
Segundo os infectologistas, o álcool é eficaz na eliminação da grande maioria dos vírus, mas, para não danificar os aparelhos, alguns cuidados são importantes na hora de fazer a higiene. Saiba quais são as recomendações.
  • Desligue os aparelhos e desconecte cabos e acessórios.
  • Retire capas protetoras, pois devem ser higienizadas separadamente.
  • Use o álcool isopropílico 70%, indicado para eletrônicos, que pode ser encontrado na internet.
  • Verifique as recomendações do fabricante do seu equipamento.
  • Utilize flanela de microfibra.
Celulares
Não é aconselhável colocar o álcool isopropílico diretamente sobre o aparelho ou submergir o celular. O ideal é despejar o produto, sem excesso, em uma flanela de microfibra e passar, sem esfregar, na parte da frente e de trás do smartphone, para evitar que escorra nas aberturas de alto-falantes e carregadores. Feito isso, você pode usar outra flanela seca para secar o aparelho e finalizar a higienização.
Vale lembrar que capas protetoras também acumulam sujeira e precisam ser limpas. Se forem de plástico, silicone ou qualquer material semelhante, é recomendável utilizar água e sabão e esperar secar totalmente. Já outros materiais, como, por exemplo, o couro, devem ser limpos com produtos específicos para não estragar.
Telas e monitores
De acordo com a orientação acima, aplique o produto no tecido correto e passe nas telas dos seus equipamentos eletrônicos. Pode aproveitar e usar a flanela com álcool na parte traseira, na borda na parte da frente e na base do monitor.
Mesmo que você toque pouco na tela, sua respiração está em direção ao display, por isso, pode acumular fungos, bactérias e vírus, que ficam constantemente próximos do seu rosto.
Teclado e mouse
Crie o hábito de limpar o seu teclado e mouse, em média, uma ou duas vezes por dia. Para o teclado, passe devagar a flanela de microfibra com uma quantidade moderada de álcool por cima de todas as teclas e seus cantos. Já com o mouse é mais fácil: use o pano com esse álcool especial e limpe, com cuidado e calma, a parte da frente, os botões e a parte de trás.
Notebooks e computadores
Não é indicado borrifar nem usar sprays com líquidos nos aparelhos. Mesmo que o álcool evapore rapidamente, pode deteriorar as conexões do aparelho, como as entradas de energia e de fone de ouvido.
Ao higienizar o seu notebook ou computador, aplique, sem exagero, o produto na flanela de microfibra e passe cuidadosamente em todas as partes e cantos do eletrônico – não se esqueça de dar bastante atenção para todo o teclado e a tela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui