Lua nova e Lua cheia influenciam terremotos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cientistas japoneses descobriram que a frequência e intensidade de terremotos aumentam durante a Lua nova e a Lua cheia, quando as forças da maré estão no máximo, se lê num artigo publicado na revista Nature Geoscience.


A Lua, a Terra e o Sol se movem em órbitas que não são perfeitamente circulares e por isso se aproximam e afastam regularmente.

O resultado destas aproximações e afastamentos são as forças de maré. Satoshi Ide, da Universidade de Tóquio, e seus colegas mostraram que a força da maré também influencia o subsolo da Terra, intensificando os terremotos durante a Lua nova e a Lua cheia, tendo estudado os terremotos dos últimos 10-15 anos, escreve a revista.

Os cientistas supõem que a gravidade da Lua afeta as camadas mais profundas da crosta terrestre, onde se acumula a tensão tectónica. A Lua pode alterar a pressão nestas camadas, reforçando ou diminuindo a intensidade do terremoto.

Os cálculos dos cientistas japoneses mostram que, por exemplo, um terremoto com magnitude 5,5 pode ser intensificado até uma magnitude real 8, se ocorrer durante a Lua nova ou a Lua cheia. Segundo Satoshi Ide, este descobrimento ajudará a prognosticar a intensidade de um terremoto com mais precisão e podem ser salvas as vidas de potenciais vítimas destas catástrofes. (Sputnik Brasil)

Artigo anteriorJuristas pedem o fim da partidarização da magistratura e do STF
Próximo artigoVenezuela é impedida de assumir o Mercosul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui