Macapá está promovendo 3ª edição “Cinema pela Verdade”

cinema


O Festival de Imagem-Movimento (FIM) promove a 3º edição do projeto “Cinema Pela Verdade”. As sessões tem como temática a ditadura militar no Brasil. Os filmes “Reparem bem”, “Ainda existe perseguidos políticos” e “Camponeses do Araguaia”, vão ser exibidos na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Faculdade Seama e no Instituto Federal do Amapá (Ifap) nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de maio. A entrada será franca.

“Repare bem”
O primeiro filme a ser exibido narra a história de Denise Crispim que durante a ditadura militar no Brasil se envolveu com o guerrilheiro Eduardo Leite conhecido como Bacuri. Os pais da menina eram militares. Na relação Denise engravida e sua família é perseguida pelo regime.
Direção: Maria de Medeiros – 1h35min

cinema-pela-verdade2

“Ainda existe perseguidos políticos”
O documentário tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil pós ditadura civil-militar implantada no país a partir de 1964.
Direção: Der Coletivo Catarse – 54min.

“Camponeses do Araguaia”
São camponeses que narram a amizade com os “Paulistas” (militantes) que participaram da Guerrilha do Araguaia (1972 – 1974). Durante o filme eles revelam atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região no período da ditadura militar.
Direção: Vandré Fernandes – 73 min.

( G1 AP)

Artigo anteriorPolícia Civil prende comandante do tráfico de drogas no Campos Sales, em Manaus
Próximo artigoCMM não realizará sessões plenárias em dias de jogos do Brasil na Copa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui