Polícia Civil prende comandante do tráfico de drogas no Campos Sales, em Manaus

PC cumpre mandado e prende Marinaldo, no Campos Salles/Foto: PC
PC cumpre mandado e prende Marinaldo, no Campos Salles/Foto: PC
PC cumpre mandado e prende Marinaldo ” Neguinho” (C), no Campos Salles/Foto: PC
Material e dinheiro apreendido na operação/Foto: PC
Material e dinheiro apreendido na operação/Foto: PC

Com o objetivo de combater o tráfico de drogas na Comunidade Campos Sales, bairro Tarumã, na Zona Oeste da capital, a Polícia Civil do Amazonas deflagrou na sexta-feira (23), a operação “Surucuá”, que resultou na prisão do comandante do tráfico de drogas daquela área, Marinaldo Pereira Correia, 40, conhecido como “Neguinho”.

A ação foi coordenada pelos Delegados Suely Costa e Paulo Benelli, Titulares da 4ª Seccional Oeste e 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), respectivamente. Participaram da operação 30 Policiais Civis, dentre eles integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA).  A diligência contou ainda com o apoio do Canil da Polícia Militar.


Durante os trabalhos foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, expedidos no último dia 6 de maio pela juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota, da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Marinaldo foi encontrado pelos policiais numa residência localizada da rua Surucuá, naquele bairro. No lugar foi apreendido R$ 1.490 em espécie, além de duas munições de calibres 32 e 38, além de 13 celulares. Foram detidos durante a ação e conduzidos à sede da 4ª Seccional Oeste Itaúna Mauro Cantel Coeme, 34, Francisco Carlos Santos da Rocha, 29, e Rui Edenilson dos Santos, 32, indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles irão responder pelos crimes em liberdade.

Na casa de Itaúna, na rua A, os policiais encontraram o irmão dele, Francisco Webert Cantel Coeme, 28, que confessou ter fugido nessa quinta-feira (22) do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena por tráfico de drogas. Ao término dos trâmites cabíveis, ele será encaminhado novamente à unidade prisional.

Erison Lopes de Seixas, 25, o “Dino”, também levado para a 4ª Seccional, irá responder em liberdade por associação para o tráfico de drogas. Além Itaúna, Rui, Erison, Francisco Carlos, e Francisco Weberth, outras duas pessoas foram levadas à unidade policial e liberadas após prestarem esclarecimentos.

A Delegada Suely Costa informou durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, na sede da 4ª Seccional Oeste, como Marinaldo agia naquela comunidade.

“A operação teve todo um planejamento, uma logística e estratégia para prender Marinaldo, que lidera uma organização criminosa que comanda o tráfico de drogas naquela área. Ele tem “olheiros” desde a entrada da comunidade, na avenida Torquato Tapajós, que comunicam a chegada da polícia no lugar. Além dessas pessoas que têm essa função no grupo, Marinaldo tem o apoio de pessoas da comunidade, que recebem ajuda dele. Com isso, ele ganha a simpatia dos moradores que acabam o protegendo”, frisou.

Suely Costa afirmou ainda que Marinaldo faz parte de uma facção que domina o tráfico de drogas na cidade. “As investigações confirmam que ele faz parte da facção criminosa Família do Norte (FDN). Durante a operação apreendemos um dos celulares dele, onde foram encontradas mensagens que compravam a ligação dele com a facção”, disse.

“A estratégia dele é a aproximação com a comunidade. Essa aproximação acarreta na proteção dele. Foram três meses de investigações, monitorando os alvos, identificando cada um dos integrantes dessa organização criminosa e hoje conseguimos deflagrar essa operação nos locais investigados. Chegamos ao lugar onde prendemos Marinaldo antes que o bando dele pudesse informá-lo”, destacou o Delegado Paulo Benelli.

Benelli ressaltou que Marinaldo já tinha outro mandado de prisão preventiva em nome dele, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP). “Ele foi preso em 2006 por tráfico de drogas. Saiu em liberdade provisória e não retornou mais”, declarou a autoridade policial.

Além de ser preso em cumprimento a dois mandados de prisão, Marinaldo foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido (Artigo 12 da Lei nº 10.826/03). O homem vai ser encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) para ser ouvido em alguns procedimentos. Em seguida, ele vai ser conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar julgamento.

Artigo anteriorO que é Hipopotomonstrosesquipedaliof?
Próximo artigoMacapá está promovendo 3ª edição “Cinema pela Verdade”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui