Mais de 130 escolas da prefeitura têm projetos científicos aprovados em edital da Fapeam

Foto: Cleomir Santos/Semed

A Prefeitura de Manaus conseguiu aprovar 134 projetos de escolas da rede municipal de ensino, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital n° 004/2022, divulgado na última quinta-feira, 26/5. Em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), houve projetos aprovados. A DDZ Rural obteve destaque com a aprovação de 41 projetos.

Em 18 anos de existência do PCE, 2022 foi o ano em que a Semed teve o maior número de aprovações. O objetivo do programa é apoiar a participação de professores e alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, desenvolvidos nas unidades de ensino.

De acordo com o edital lançado em abril deste ano, os professores coordenadores serão contemplados com bolsas no valor de R$ 700 durante seis meses, e os alunos envolvidos nos projetos receberão R$ 250 por cinco meses.

Um dos coordenadores do PCE na Semed, o professor Marcos Baraúna, destacou os impactos da aprovação desses projetos no processo de ensino e aprendizagem.

“Esses projetos aprovados pelo PCE estimulam o aluno à pesquisa, incentivando-o posteriormente, em sua vida estudantil”, observou.

Para a chefe da DDZ Rural, Rosa Denise, a aprovação dos 41 projetos é importante, porque vai beneficiar tanto professores quanto alunos.

“É de grande importância para as escolas, para o professor e para os alunos, porque além de beneficiar um professor, o projeto beneficia também três alunos que ganham uma bolsa. Essas bolsas são como incentivo para buscarem mais conhecimento”, concluiu Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui