Mais de 35 mil pessoas vão ao sambódromo, na segunda noite do Boi Manaus

O show dos bailados/Foto: Marinho Ramos, Alex Pazuello, Altemar Alcântara e Elton Viana
Segunda noite do Boi Manaus/Foto:
Segunda noite do Boi Manaus/Foto: Marinho Ramos, Alex Pazuello, Altemar Alcântara e Elton Viana
O show dos bailados/Foto: Marinho Ramos, Alex Pazuello, Altemar Alcântara e Elton Viana
O show dos bailados/Foto: Marinho Ramos, Alex Pazuello, Altemar Alcântara e Elton Viana

O Boi Manaus 2014 reuniu ontem, sábado (18), no sambódromo, mais de 35 mil pessoas. Foram 16 artistas e grupos que se apresentaram em 12 trios, nesta que foi a segunda noite do evento, numa noite tranquila, sem ocorrências.

A programação é tradicionalmente realizada no aniversário da cidade e este ano adquiriu um formato diferente, com uma noite do evento a cada semana e em locais diferentes. A primeira noite foi na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste. A segunda foi neste sábado, 18, no sambódromo, e a terceira noite será na Arena da Amazônia, com um grande espetáculo que vai incluir, inclusive, os bois e itens do Festival Folclórico de Parintins.


Outra novidade este ano é que o Boi Manaus não é a única atividade do aniversário da cidade. Os 345 anos da capital amazonense são comemorados este ano com circuitos em diferentes pontos da capital.

Neste sábado, no sambódromo, a festa foi aberta pelo trio de P.A. Chaves e Leonardo Castelo, seguidos por Ianayra e Julieta Câmara. Passaram também pela avenida os grupos Kamayurá e Kuarup com performances de rituais indígenas, além do Canto da Mata. Carlinhos do Boi, Arlindo Júnior, Sebastião Júnior e Júnior Paulain também foram atrações da festa, que teve ainda Carrapicho e Hamiraldo. Edilson Santana e David Assayag fecharam a noite.

O novo formato do evento agradou aos artistas e ao público em geral. “Os artistas estão muito animados com a mudança, de levar o Boi Manaus para a zona Leste e para a Arena da Amazônia, dando mais visibilidade a essa festa que sempre encantou os manauaras e os turistas que passam por aqui”, destacou Mailzon Mendes, do Canto da Mata.

A pedagoga Sabrina Hipólito, de 25 anos, veio direto de Fortaleza (CE) para, pela primeira vez, participar do Boi Manaus. Ela disse que se surpreendeu pela alegria do povo e pela organização do evento. “Estou achando tudo muito bonito, além do que esperava. Fiz questão de colocar o cocar e o tururi para entrar no clima da festa”, comentou.

As mulheres, aliás, não economizaram os acessórios para a festa. Exemplo foi a cabeleireira Tatiane Soares, 21. “Eu tenho muito orgulho de ser amazonense e de mostrar a minha cultura. Todos os anos, venho para o Boi Manaus, escolho a minha melhor roupa e faço a melhor produção para festejar o amor pela cidade”, disse.

A segurança dos brincantes no evento foi reforçada com a presença de diversos órgãos no evento. Entre eles, as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

O prefeito Arthur Virgílio Neto prestigiou as atrações desta segunda noite de Boi Manaus e destacou a programação de inaugurações preparada para a cidade ao longo da próxima semana, quando Manaus completa 345 anos. “A partir da próxima semana nós vamos inaugurar creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Galeria Popular da Miranda Leão, quilômetros de ruas asfaltadas, o prédio administrativo da Ponta Negra, que vai abrigar também o posto de saúde que está funcionando provisoriamente naquela área. Enfim, estamos preparando um grande presente para a cidade e para toda a população”.

Acompanhando o prefeito de Manaus,  no Boi Manaus, o diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, se mostrou satisfeito com a participação popular na avenida Itaúba, na zona Leste, no dia 11, e também neste sábado, 18, no sambódromo. “Nós começamos a implantar algumas mudanças no Boi Manaus do ano passado e este ano continuamos a levar a nossa cultura para diversos pontos da cidade. Muitas pessoas acompanharam a festa na semana passada e hoje temos milhares de pessoas também no sambódromo. Essa é a prova do sucesso dessa nova cara que queremos dar para a festa”, concluiu.

Feira do Tururi e Ponta Negra

Antes do encerramento do Boi Manaus, na Arena da Amazônia, continua a programação da Feira do Tururi, realizada na área externa até o dia 21 de outubro. No local, os tururis podem ser adquiridos a preços que vão de R$ 10 a R$ 30.

Outra programação que continua é o Circuito Ponta Negra que, neste domingo, 19, recebe, a partir das 19h, o
espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, da companhia de dança Focus, do Rio de Janeiro (RJ). A apresentação será no palco do anfiteatro.

Artigo anteriorPoliciais da DERFV descobrem e invadem galpão com carros roubados
Próximo artigoPapa Francisco beatifica Paulo VI durante missa no Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui