Mais de 450 operações de fiscalização foram realizadas pelo Detran Amazonas em 2023

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

No ano de 2023, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da fiscalização, promoveu cerca de 480 operações voltadas à segurança viária, tanto na capital como no interior do Estado. Ao todo, foram 15.718 autuações e remoção de 2 mil veículos, dos quais 1.659 foram motocicletas.


Além das ações estritamente fiscalizatórias, a instituição também promoveu iniciativas educativas e de conscientização nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo (respectivamente a 27, 68, 115, 57,117 distantes de Manaus).

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Em 2023, o Detran Amazonas, em parceria com a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) Parintins e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), coordenou pela primeira vez todo o tráfego viário durante o 56º Festival Folclórico de Parintins (distante a 369 da capital), realizando com êxito 16 operações naquele local.

O diretor-presidente da instituição, Rodrigo de Sá, ressalta que as ações foram desempenhadas com foco em combater atos infracionais que possam comprometer a vida do condutor e do pedestre, além da garantia de um trânsito seguro.

“Essas estatísticas refletem o comprometimento do Detran Amazonas em zelar pela vida, trazendo ordem e segurança no trânsito, contribuindo assim para a preservação da integridade dos cidadãos e a fluidez nas vias”.

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Principais operações

Ainda neste ano, foi desencadeada a “Operação Via Segura”, com foco em coibir irregularidades cometidas em práticas de “rolezinhos” e a “Operação Segurança Viário” que teve o intuito de retirar de circulação motocicleta com descarga livre, mau estado de conservação, placa adulterada e combater o ato de conduzir sob o efeito de álcool. Outras principais operações realizadas foram a do “Carnaval “,”Semana Santa “,”Tiradentes “,”Ciranda ” e”Parintins “.

Apoio

As fiscalizações do Detran Amazonas contaram com a colaboração de outros órgãos do Estado, nas quais 25 foram conduzidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 14 com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nove com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e quatro com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Amazonas (Arserpam).

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Ainda de acordo com Rodrigo de Sá, o Detran Amazonas continuará em 2024, honrando com seu compromisso de executar a Política Estadual de Trânsito que visa, sobretudo, a prevenção da vida.

“Em 2024, afirmo que o Detran Amazonas permanecerá com todo empenho, atuando fortemente para combater acidentes e ações que comprometam a segurança. Cumpriremos o nosso dever de promover um trânsito seguro em todo Estado do Amazonas, afinal, isso é o que determina o governador Wilson Lima.

Artigo anterior‘Passeio das Luzes’ ilumina o fim de ano para crianças e adolescentes do Abrigo Moacyr Alves
Próximo artigoWilson Lima renova convênio para Passe Livre Estudantil durante inauguração de Complexo Viário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui