Manaus sediará o curso “Proteger a Infância” com apoio do TJAM

Foto: Reprodução

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro a capital amazonense sediará o curso “Proteger a Infância: Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes”. A formação, inédita no Amazonas, será destinada a profissionais; universitários; operadores do Direito e pessoas voluntárias que desenvolvem atividades voltadas para o público infantojuvenil e o curso será promovido pela Comissão para a Proteção Integral e a Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes (Copac) do Movimento Focolares e da Arquidiocese de Manaus, com o apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).


Com a participação de conferencistas especializados no segmento, o curso, a partir de palestras; plenárias; painéis de debate e oficinas abordará temas, como “Infância e Juventude: Princípios e Critérios para Proteção”; “A proteção integral e garantia dos direitos fundamentais da Infância e Juventude”; “Aspectos Psicológicos e Jurídicos da Violência”; “Abusos Sexuais cometidos contra crianças e adolescentes e a resposta da Igreja”; “Formação de Educadores e Medidas de Prevenção”; entre outros.

Incentivadora e coorganizadora da formação, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Socorro Guedes, informou que um dos objetivos da capacitação é multiplicar o conhecimento sobre a proteção integral e a garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. “Encorajando os participantes do curso a adotarem, nas atividades desenvolvidas junto a crianças e adolescentes, ações preventivas e protetivas, oriundas de uma postura crítica, reflexiva e concreta, para a transformação das suas realidades em ambientes seguros, que promovem o bem-estar recíproco de seus frequentadores”, apontou a magistrada.

Conforme a desembargadora, o curso também contempla a formação de educadores e profissionais de diversos segmentos, dentre os quais, professores; profissionais da área de saúde; treinadores esportivos; agentes de pastoral; catequistas; monitores de grupos infantojuvenis; além de genitores e grupos de família para que, em suas atividades, promovam a proteção integral e a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Na oportunidade, todos os cursistas receberão material didático com amplo conteúdo, selecionado e formatado exclusivamente para o evento de formação.

Programação

No primeiro dia de atividades (28), o curso contará com aula inaugural com o tema “Proteger a Infância: Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais de Criança e Adolescente”, ministrado pela advogada, doutora em Direitos da Infância e da Juventude pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cláudia Maria Carvalho do Amaral Vieira, com o painel “Aspectos Psicológicos e Jurídicos da Violência, Abusos Sexuais cometidos contra Crianças e Adolescentes e a resposta da Igreja Católica”, com a participação, como conferencistas, da psicóloga Fumico Oizumi; do teólogo Celito Moro e da advogada Cláudia Vieira.

No mesmo dia a advogada e educadora Cristiane Ganda Ribeiro conduzirá o painel de debates: “Formação de Educadores e Medidas de Prevenção”, e o representante da Comissão para Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes (Copac), Nelson Porto Alegre, apresentará o projeto “Proteger a Infância”.

Já no segundo dia de trabalhos (29), o curso contará com oficinas de aprofundamentos, destinadas a instituições, famílias, paróquias e sociedade civil.

O curso “Proteger a Infância: Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais de Criança e Adolescente” ocorrerá nos dias 28 (das 8h às 18h) e 29 (das 8h às 12h) no auditório da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada na Avenida Constantino Nery, n.º 3000, bairro Chapada.

Como participar

Com vagas limitadas e taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, que dá direito ao recebimento de material didático e a almoço, no sábado. A participação pode ser solicitada via WhatsApp pelo contato (92) 98412-2248 ou, ainda, pelo email: [email protected]

Além do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) o curso tem como colaboradores a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro); Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM); Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Feceam); o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Da Vinci Hotel.

Artigo anteriorEdiglê Farias não é mais o técnico do time feminino do Nacional FC
Próximo artigoOferta de empregos está na contramão do faturamento do PIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui