
Mateus Assayag confirma presença no debate da TV Norte; Brena Dianná tenta mudar regras, data e tem crise de estrelismo
O debate entre os candidatos à prefeitura de Parintins no próximo dia 19 de setembro, quinta-feira, às 10h da manhã, será transmitido pela TV Norte, a afiliada do SBT na região Norte do Brasil.
Mateus Assayag, da coligação (Parintins em Primeiro Lugar), já confirmou sua participação e ressaltou a importância do evento para a democracia local. “A TV Norte oferece uma excelente oportunidade para a população conhecer melhor todos os candidatos”, destacou Assayag em entrevista ao canal.
Crise de estrelismo
Por outro lado, a vereadora Brena Dianná tentou alterar as regras e a data do evento. Na edição do programa “Tá na Hora” desta quarta-feira (11), o cientista político Davidson Cavalcante expôs as tentativas de manipulação da candidata, que queria que o debate seguisse suas próprias diretrizes. “Eu, particularmente, detesto quem sofre de estrelismo, essa síndrome do pequeno poder”, afirmou Cavalcante.
O comentarista, que atua em um dos principais veículos da região Norte, também criticou a postura de Brena Dianná. “A candidata Brena Dianná, do União Brasil, não pode ditar ou criar exigências para um veículo de comunicação sobre as regras ou a data do debate”, afirmou.
Prepotência
Através de seu advogado, Brena Dianná exigiu ser consultada sobre a data do debate e tentou modificar as regras do evento. Esse comportamento reforça a imagem de alguém que acredita que apenas suas ideias têm valor, alimentando a percepção de estrelismo. “A candidata parece ter se esquecido de que o verdadeiro protagonista da eleição não são apenas os políticos, mas principalmente o eleitor. Esse tipo de comportamento, que inclui chilique por não saber a data, não condiz com o processo democrático”, acrescentou Davidson.
Para muitos, o episódio revela um lado prepotente de Brena Dianná, que insiste em moldar o cenário eleitoral conforme seus interesses pessoais. Esse comportamento tem gerado desconforto entre os eleitores, que esperam mais flexibilidade e diálogo de uma candidata à prefeita. “Essa não é a primeira vez que Brena e sua equipe jurídica enfrentam problemas com determinados meios de comunicação. Não é assim que se dialoga com a democracia”, concluiu o cientista político.
Com essas atitudes recentes, Brena Dianná se distancia cada vez mais de uma campanha aberta e democrática, reforçando sua fama de autoritária, em uma postura que remete ao ex-prefeito Alexandre da Carbras.
A candidata à prefeita Michele Valadares (Novo) também confirmou presença no debate da TV Norte e destacou a importância do evento para apresentar seu plano de governo à população.