Matrículas de novos alunos da rede pública de ensino do AM iniciam na sexta (13)

Matrículas da rede pública serão iniciadas na sexta/Foto: Arquivo

Será iniciado na sexta-feira (13), o período para solicitações de matrículas de novos alunos para o ano letivo de 2017, da rede pública de educação, com um formato inédito. O atendimento no dia 13 será, exclusivamente, para alunos novos com deficiência e para a rematrícula de alunos com deficiência que já fizeram parte da rede pública no ano letivo de 2016.
No sábado (14), o atendimento segue para os demais estudantes, com as solicitações sendo feitas pelo site www.matriculas.am.gov.br ou pelo aplicativo “Matrículas Amazonas”, ferramenta disponível para smartphones, nas plataformas Android e iOS.


As vagas estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2017, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

A solicitação de matrículas para novos alunos estará disponível em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Matrículas da rede pública serão iniciadas na sexta/Foto: Arquivo

O atendimento também será feito de forma presencial, para quem tiver preferência, no horário das 8h às 17h, obedecendo ao seguinte cronograma: no dia 13 de janeiro, apenas para alunos com deficiência; no dia 16 de janeiro, o atendimento será destinado aos alunos da Educação Infantil; no dia 17, será para os alunos do Ensino Fundamental e Eja (1º ao 5º ano); no dia 18, para estudantes do Ensino Fundamental e Eja (6º ao 9º ano); e no dia 19, o atendimento será direcionado aos estudantes do Ensino Médio e Eja. O atendimento presencial seguirá até o dia 20 de janeiro.

Passo a passo – Para agilizar o atendimento via Internet, aplicativo ou de forma presencial, o pai ou responsável pelo estudante já pode realizar o cadastro prévio do novo aluno. Basta informar o nome completo do aluno, da mãe (preferencialmente), a data de nascimento e demais dados pessoais e escolares do estudante. De acordo com a coordenadora da Gerência de Matrículas da Seduc, Irlanda Araújo, a confirmação da matrícula deverá ser feita, obrigatoriamente, de forma presencial.

“Conforme cronograma de atendimento, depois de realizar o cadastro do estudante, o responsável poderá solicitar uma vaga em uma escola de sua preferência, lembrando que esse procedimento garante apenas a reserva da vaga e tem validade de três dias úteis. Para confirmar a matrícula, é necessário, obrigatoriamente, que o responsável compareça na escola, levando a documentação necessária. Caso não haja confirmação de matrícula neste período, a vaga estará novamente disponível no sistema”, esclareceu a coordenadora.

Para o ano letivo de 2017, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão ofertando 183.647 vagas em escolas da rede pública de ensino.  Do total de vagas, 136.830 serão disponibilizadas pela Seduc em suas escolas estaduais e 46.817 pela Semed. Das vagas para a rede estadual, 65.573 são destinadas às escolas da capital e 71.257 para as unidades de ensino do interior do Estado.

Documentos necessários para a matrícula

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola em que obteve a vaga e apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda a declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino; cópia do comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula); cópia do cartão de vacinação; duas fotos 3×4 recentes; original e cópia do documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula.

Artigo anteriorDezessete presos do Compaj, em Manaus, são transferidos para presídios federais
Próximo artigoDefensores públicos iniciam diagnóstico para catalogar número de presos no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui