Matrículas para novos alunos da rede pública iniciam amanhã(17), via internet

Matrículas, a partir de amanhã, novos alunos/Foto: Assessoria

Os pais ou responsáveis por estudantes que não fizeram parte da rede pública de ensino no ano de 2015, poderão fazer as solicitações de matrículas para o ano letivo de 2016, a partir da meia-noite de amanhã, domingo (17), segundo anunciou a Secretaria de Educação (SEDUC), cujas vagas poderão ser solicitadas e viabilizadas acessando o site: www.matriculas.am.gov.br
Por meio do site, a partir de amanhã, o sistema estará aberto para a solicitação de matrículas para novos alunos, em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As vagas, segundo a coordenação de matrículas, estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2016, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

De acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, 169.211 vagas foram disponibilizadas para o ingresso de novos alunos na rede pública. Deste total, 127.228 serão oferecidas pela Seduc e 41.983 vagas pela Semed.

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a partir das novas vagas que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado (127.228), a rede estadual de ensino crescerá 16,5% em relação à capacidade atendida em 2015. “Destas novas vagas em todo o Amazonas, 8.400 serão abertas com a inauguração de três novas escolas construídas na área de expansão da cidade de Manaus, instaladas na comunidade Lago Azul, conjunto Viver Melhor e conjunto Cidadão 10”, informou o secretário da Seduc.

Passo a passo – Para solicitar vagas para novos alunos na rede pública, basta ao pai ou responsável, acessar a partir da meia-noite deste domingo, dia 17, o site www.matriculas.am.gov.br, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, no prazo de até três dias úteis.

De acordo com a responsável pela coordenação de matrículas pela Seduc, Silvana Morais, o sistema para solicitações de novas vagas será aberto à meia-noite de domingo, no entanto, para agilizar o processo, as pessoas já podem acessar o site e realizar o pré-cadastro do aluno. “Desta forma, com o cadastro já realizado, a partir de domingo a requisição de vagas será muito mais ágil”, afirmou Silvana Morais, ressaltando que após a solicitação de vaga, cujo serviço estará disponível a partir de domingo no site, a pessoa precisa, obrigatoriamente, entregar o documento de inscrição e documentos do alunos na escola em que conquistou a vaga, em até três dias úteis.

Opção presencial – Os que desejarem solicitar novas vagas de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que estudou ou que pretende ingressar e solicitar o atendimento.

Conforme a coordenação de matrículas, a opção pelo atendimento presencial tem prazos diferentes do atendimento via internet.

“Enquanto o processo pela internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br se inicia no domingo para todas as etapas do ensino, o atendimento presencial tem um cronograma diferente: para o ensino infantil, de 18 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano) de 19 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e EJA (do 6º ao 9º ano) de 20 a 22 de janeiro e ensino médio e EJA (ensino médio) nos dia 21 e 22 de janeiro”, informou Silvana Morais.

Internet – Embora exista a garantia do atendimento presencial, o secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que é mais vantajoso optar pelo atendimento via internet. “Embora ainda exista a cultura de se fazer a requisição de forma presencial nas escolas, ano a ano, as pessoas vão percebendo que o serviço via internet é mais proveitoso, trazendo, inclusive maiores vantagens do que a opção presencial”, afirmou o secretário, lembrando que para o ensino médio, por exemplo, o atendimento presencial será iniciado no dia 21, mas pela internet pode ser feito a partir do dia 17 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui