TCEAM
Início Amazonas José Melo começa a virar o jogo no julgamento do processo de...

José Melo começa a virar o jogo no julgamento do processo de cassação‏

José Melo com engenheiros em canteiro de obras/Foto: Alfredo Fernandes
José Melo com engenheiros em canteiro de obras/Foto: Alfredo Fernandes
José Melo com engenheiros em canteiro de obras/Foto: Alfredo Fernandes

O voto do juiz Abraam Peixoto, causou um rebuliço e “embolou” o julgamento do processo envolvendo o pedido de cassação do governador José Melo e do seu vice, Henrique Oliveira, durante a sessão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ontem, sexta-feira (08).
Isto porque o juiz Abraam Cardoso, que havia pedido vistas, votou contra a cassação de Melo e Henrique Oliveira e, por tabela, mudou o rumo do julgamento.

Agora o placar está 4 x 1 pela cassação, mas com ressalvas favoráveis ao governador. Votaram a favor da cassação, o relator João Simões, e o juízes Henrique Veiga, Ana Paula Serizawa e Francisco Marques.


A questão que criou polêmica e até dúvida, na cabeça dos magistrados, foi a justificativa do voto contrário de Abraam Cardoso. Ele alegou que pela Legislação Eleitoral, nenhum réu pode ser julgado duas vezes. Isso, porque, em um julgamento anterior, Melo e Henrique Oliveira já haviam sidos julgados e condenados pelo mesmo motivo.

O relator do processo, o desembargador João Simões decidiu mais uma vez, suspender o julgamento para retomá-lo, provavelmente, na próxima segunda-feira (11).

Entre as questões levantadas pelo juiz Abraam Cardoso e pelo procurador regional Eleitoral, está a necessidade de se ouvir, oralmente, as partes envolvidas no processo e as conseqüências do julgamento, ou seja, a defesa e a acusação.

A defesa de Melo acredita que a corte vai analisar e aceitar essas alegações, o que pode mudar, definitivamente os rumos do julgamento.

O certo é que o governador José Melo, com o voto contrário a sua cassação, conseguiu uma importante vitória e, pode vir outras por aí, já que os juízes, caso se convençam com a alegações da defesa do governador, podem alterar seus votos e votarem contra a cassação.

Artigo anteriorAnderson Spider sob ao octógono buscando subir de categoria. como azarão
Próximo artigoMulta Moral da OAB-AM fiscaliza direitos da pessoa com deficiência, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.