Modo de fazer cuias é tema de festival em Santarém (PA)

Modo de fazer cuias é tema de festival em Santarém (PA) tornou-se bem registrado/Foto: Divulgação

Neste sábado, 25 de agosto, no Salão Paroquial do Centro de Aritapera, distrito de Santarém PA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, e Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASARISAN), com apoio do Programa de Extensão Patrimônio Cultural da Amazônia, da Universidade Federal do Oeste do Pará (PEPC/UFOPA), realizam o Festival de Cuias da Região do Aritapera.

O evento conta com uma intensa programação, incluindo oficinas de preparação, modelagem e grafismo de Cuias, visitas às comunidades das artesãs, comidas típicas e apresentações culturais. O festival é uma ação de salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas e a ideia de sua realização surgiu das próprias artesãs ribeirinhas, com o objetivo de valorizar o Modo de Fazer Cuias nas suas próprias comunidades.

Modo de fazer cuias é tema de festival em Santarém (PA) tornou-se bem registrado/Foto: Divulgação

A prática artesanal de fazer cuias do Baixo Amazonas, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2015, é desenvolvida entre comunidades indígenas da região há mais de dois séculos e é um ofício praticado atualmente por mulheres dessas comunidades ribeirinhas.

O pedido de registro, apresentado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) ressaltou as técnicas e o conhecimento utilizados para confeccionar este objeto que agregou novos elementos e significados ao longo dos tempos.

O evento conta com uma intensa programação, incluindo oficinas de preparação, modelagem e grafismo de Cuias/Foto: Divulgação

O Modo de fazer cuias

As populações que vivem às margens do rio Amazonas, no Estado do Pará, usam as cuias para pegar água do rio, tomar banho, cozinhar, consumir líquidos e outros alimentos, tirar água da canoa, decorar as paredes das casas como vasos de plantas, etc. Diversos produtos são confeccionados com as técnicas de produção da cuia: fruteiras, copos, jarras, vasos, travessas, braceletes, farinheiras, petisqueiras, entre outros objetos.

A planta cuieira (Crescentiacujete) fornece a matéria prima para a produção das cuias, e as mulheres preparam e decoram as cuias. Os Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial e foi inscrito no Livro de Registro dos Saberes, pelo Iphan, em 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui