Municípios do AM recebem o ´Selo Unicef´ por avanços em políticas sociais

Cerimônia de entrega do ´"Selo Unicef", em Manaus/Foto: Valdo Leão

As medidas conquistadas pelos municípios amazonenses, estavam inseridas na Carta-Compromisso composta por sete objetivos da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinada pelo governador José Melo, em 2015, com os demais governadores da Amazônia Legal


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou na última terça-feira (29), a entrega do “Selo Unicef Município Aprovado” para 15 municípios do Amazonas que conseguiram fortalecer as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do Estado. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu na Sede do Governo, com a presença de autoridades dos municípios contemplados e representantes de organizações ligadas à causa dos direitos da infância.

O Selo é uma certificação internacional concedida pelo Unicef que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes. As medidas conquistadas pelos municípios amazonenses estavam inseridas na Carta-Compromisso composta por sete objetivos da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A carta foi assinada pelo governador José Melo, em 2015, com os demais governadores da Amazônia Legal.

Cerimônia de entrega do ´"Selo Unicef", em Manaus/Foto: Valdo Leão
Cerimônia de entrega do ´”Selo Unicef”, em Manaus/Foto: Valdo Leão

Entre as propostas trabalhadas pelos municípios referentes aos objetivos da Carta-Compromisso estão a redução das mortes evitáveis de crianças menores de um ano de idade e a mortalidade infantil indígena; a garantia de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos de idade, do acesso às escolas públicas inclusivas e de qualidade, e o acesso à proteção e justiça para todas as crianças e adolescentes, preconizados pelos princípios da Convenção dos Direitos da Criança e pelo ECA.

“Estamos cumprindo essas metas dentro de um trabalho árduo e com o apoio dos municípios estamos avançando. Com o suporte de setores primordiais da saúde, educação, previdência social e assistência social dessas cidades estamos conseguindo os instrumentos de trabalho para garantir uma melhor qualidade de vida. E esse reconhecimento é um avanço para o nosso Estado, tendo em vista que representa avanços nas estratégias de defesa dos direitos e deveres das crianças e adolescentes do nosso Estado”, ressaltou a titular da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Graça Prola.

Fórum – Para a realização dos compromissos foi constituído o Fórum da Agenda Criança Amazônia, com o objetivo de construir estratégias comuns para o enfrentamento dos desafios da região, monitorar os indicadores desta Agenda e compartilhar os avanços. O Fórum diz respeito à mobilização e articulação entre os Governos municipais, estaduais e federal, empresariado, Sociedade Civil Organizada e cidadãos, em torno de objetivos e metas que signifiquem mudanças reais e positivas na vida de cada criança e de cada adolescente que vive na região.

Municípios – O UNICEF lançou a 2ª edição do Selo UNICEF na Amazônia Legal em 2013, que está encerrando neste ano. Ao todo, 611 municípios da Amazônia Legal aceitaram o convite para participar da segunda edição. No Amazonas, municípios certificados nessa edição foram: Itacoatiara; Manacapuru; Humaitá; Presidente Figueiredo; Anamã; Benjamin Constant; Borba; Careiro da Várzea; Itapiranga; Manicoré; Maués; Nova Olinda do Norte; Fonte Boa; Ipixuna; Coari.

“Para nós representa um impacto importante na vida dessas crianças. Sabemos que muitos municípios estão trabalhando para cumprir suas metas, e em meio a esse cenário econômico, que estamos enfrentando, é possível fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes. Esses 15 municípios foram os que lograram o êxito, mas queremos que o Selo chegue aos demais. No próximo ano será lançado novamente para que ocorra esse reconhecimento de garantia dos direitos e deveres das crianças nas suas cidades. Estamos aí para dar esse suporte para todas as cidades junto aos seus trabalhos”, explicou o coordenador nacional da Plataforma da Amazônia do UNICEF, Unai Sacona.

Monitoramento – De 2013 a 2016, esses municípios foram monitorados em 13 indicadores, como mortalidade infantil, abandono escolar, cobertura vacinal, gravidez na adolescência, entre outros. Também foi acompanhada a implementação de 19 objetivos relacionados à gestão de políticas públicas, como criação do Plano Municipal da Primeira Infância, realização de programas de prevenção e atendimento de vítimas de violência sexual, valorização e formação continuada de professores.

Artigo anteriorPalestras sobre alimentação saudável no Espaço ECAM
Próximo artigoMutirão de consulta dermatológica identificou 91 novos casos de câncer de pele

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui