O Camarada Nestor Nascimento e o Dia da Consciência Negra

Nestor em Manaus
Nestor em Washington ( EUA)
Nestor em Washington ( EUA)

Não sei como foi com outros militantes, mas minha relação com o camarada jornalista, escritor e advogado Nestor Nascimento começou em 1982, na Universidade Federal do Amazonas.
Eu moleque, Nestor já um militante maduro e calejado. Ele morava com Edson Luiz , no Calabouço (RJ), quando assassinaram o líder estudantil. Mas o alvo era o Negão Nestor.
Apenas para termos uma ideia…Militamos no mesmo núcleo. Nestor me levou para o MOAN – Movimento Alma Negra, primeira organização política do movimento negro no Amazonas. Depois, me levou para outros fóruns do movimento cultural. Em 1988/89,  já muito machucado pelas perseguições, humilhações, ameaças e insultos, Nestor adoeceu e foi se curar em São Paulo. Durante o longo tratamento, ficou morando comigo, no pequeno apartamento da Av. Heitor Penteado. Apresentei-lhe uma camarada paulista, com quem teve um filho, meu afilhado emocional.


Nestor em Manaus
Nestor em Manaus

O AVC que o matou não surgiu de dentro. A tensão que o matou foi provocada, calculada e planejada. Incluiu a autofagia de militantes covardes que atacam os próprios companheiros e poupam o Capital. O desequilíbrio orgânico não surgiu do nada. O poeta revolucionário Agostinho Neto cita o Amazonas em um de seus poemas libertários e o fez em homenagem ao Negão Nestor. Logo após terem se conhecido em um encontro do movimento Pan-Africanismo.

Nestor foi homenageado no Congresso Americano, uma indicação da ONU pelos serviços prestados à humanidade. Um dos poucos comunistas a merecer tal honraria. Mas nem esta homenagem diminuiu a opressão surda e bruta.
Camarada Nestor: PRESENTE!

*José Ribamar Mitoso Escritor é dramaturgo, professor da UFAM e cronista do Correio da Amazônia aos Domingos

Artigo anteriorAs ranhuras e tendências na base do PT amazonense – por Rodrigo Furtado
Próximo artigoVereador de Apuí já está preso por prática de ato sexual com adolescentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui