O Conselho Municipal de Cultura constrói a sua própria autonomia

Conselheiro de Artes Visuais, Cristóvão Coutinho.

O local onde hoje é o Conselho Municipal de Cultura, está sendo construído uma nova gestão, como resultado das eleições realizadas na sexta feira (22) na Biblioteca Pública Municipal.


Dos vinte conselheiros ou representantes, (artes visuais, teatro, música, cultura, cinema, vídeo dentre outros) apenas 08 são eleitos, de um total de 18 membros, sendo o presidente e o vice, indicados pelo prefeito da cidade.

Para o conselheiro de Artes Visuais, Cristóvão Coutinho, que finaliza a gestão atual, a eleição devia ser para também para o cargo de presidente e vice do Conselho Municipal de Cultura em pleno exercício democrático. “A transparência na execução dos recursos é outro tema que deve, no futuro, ser encarado como prioritário, assim tornar viável a demanda que há anos se estende, uma Secretaria de Cultura que funcione autônoma e independente do setor de turismo e eventos, como se encontra agora”

Lei de incentivo à cultura

Para o artista Cristóvão Coutinho o espaço é importante na medida em que se discutem os problemas culturais específicos da cidade, se apresentam propostas, embora isto não signifique que se possam executar. “O Conselho poderia estar mais próximo da Manauscult, de forma consultiva, merece mais autonomia, precisamos urgente contar com uma política em que os representantes das categorias possam ter uma participação efetiva na administração”, explicou.

 

Na opinião de alguns conselheiros e de muitos artistas, falta ser aprovada a Lei de incentivo à cultura em Manaus, esta é que deve ser uma bandeira a ser conquistada imediatamente. Na oportunidade de ser conselheiro junto com outros artistas Cristóvão Coutinho informou que na gestão (julho 2013 a julho de 2015) foram realizadas, na área de artes visuais, atividades como: seminários, construção de editais e a 1ª mostra Manaus Artes Visuais, dentre outros.

Cristóvão Coutinho é curador e artista, especialista em artes plásticas e contemporaneidade na UEMG.

Artigo anteriorGuerrero deve ser anunciado, ainda hoje, como novo reforço do Fla
Próximo artigoPoliciais Civis comemoram a conquista de benefícios retroativos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui