O novo portal de entrada de Novo Airão – por Cleber Bechara

O Boto sendo alimentado por uma turista na cidade de novo Airão.

O Boto sendo alimentado por uma turista na cidade de novo Airão.
O Boto sendo alimentado por uma turista na cidade de novo Airão.

A cidade de Novo Airão pode estrear um projeto referência em cidades turísticas como Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS), que possuem “portais de entrada” capazes de monitorar e inibir a entrada de criminosos na sede do município, como também ser referência de informação aos visitantes, além de cartão postal, a exemplo do município amazonense de Rio Preto da Eva.

O projeto é do vereador Kleber Bechara (PT), que apresentou a ideia à Câmara Municipal de Novo Airão e ao delegado de polícia adjunto e teve excelente receptividade. A sugestão apresentada à cidade, segundo o vereador, une o útil ao agradável, pois visa a diminuição da marginalidade e ao mesmo tempo serve de setor de referência ao turista no município.

De acordo com Bechara, o Portal de Novo Airão seria estrategicamente posicionado nas imediações da indústria de cosméticos, antes de qualquer entrada aos bairros, levando todos os visitantes, desejáveis ou não, a passarem por ali. “O modelo do Portal, não é necessariamente do tipo cancela, casa-mata, policial armado, revistas tipo pente-fino”, explica o vereador.

Vereador Kleber Bechara (PT)
Vereador Kleber Bechara (PT)

Bechara projetou o Portal de modo que cada veículo que passar será automaticamente fotografado, recebido por simpáticos atendentes, que cadastrariam o RG do visitante e também por meio de foto, infos que seriam automaticamente enviadas via wi-fi para a delegacia, a qual identificaria através de seu sistema toda e qualquer eventual irregularidade concernente àquela placa ou RG.

Isso tudo com muita segurança, tecnologia e distribuição de folhetos informativos sobre os serviços oferecidos pelos hotéis, pousadas, restaurantes, farmácias, padarias, atrações esportivas, turísticas, praças, locais de lazer, além de regras de convivência da cidade.

O vereador disse que se compromete desenvolver um projeto de portal com “a cara”, de Paraíso Ecológico, que expresse a cultura e arquitetura de Novo Airão. O projeto vai à aprovação da população e dos poderes públicos. Depois desse processo, ele vai atrás de financiamento para a construção do Portal. O primeiro a Sr visitado, será o recém reeleito governador José Melo.

“Estou certo de que concretizado este projeto, casos de policia como o esfaqueamento do moto-táxi “Baixinho” não deverão mais acontecer. Meliantes vindos de Manaus ou Manacapuru, pensarão duas vezes antes de aprontar por aqui. Esta é a hora de nos mobilizarmos, enquanto somos uma cidade pacata que ainda se horroriza com estas tentativas de latrocínios”, finalisou. Colaborou com a idéia: Pedro Cartana.
*Cleber Bechara é vereador pelo PT de Novo Airão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui