O número de descontentes não é suficiente para “barrar” eleição de Wilker Barreto

CMM e o seu provável novo presidente Wilker Barreto.
CMM e o seu provável novo presidente Wilker Barreto.
CMM e o seu provável novo presidente Wilker Barreto.

Uma pergunta ficou sem resposta até depois do fechamento dos trabalhos de hoje (16) na Câmara Municipal de Manaus (CMM): os rebeldes vão conseguir impedir a votação da 2ª Mesa Diretora 2015/2016? Certamente que não.
De um lado, os vereadores da base aliada do prefeito Arthur Neto (PSDB), não se “cabendo em contentamento” depois da confirmação do vereador Wilker Barreto (PHS), para a presidência da CMM. De outro os vereadores da oposição e os rebeldes, tentando encontrar uma “mágica” capaz de mudar o previsível resultado de amanhã.
Na contagem de bastidores e de alguns dos descontentes, o número de defecções podem chegar a nove, contra 26 a 32 votos a favor da Chapa Única do prefeito. Os nove vereadores podem até faltar a última Sessão de amanha (17), que mesmo assim,não fará diferença no resultado final da eleição. Eles são o voto de protesto contra a interferência total do poder executivo no poder legislativo de Manaus.
Uma dos faltosos confirmados é o vereador Plínio Valério (PSDB), ele não esconde e nem pede segredos do seu desgosto de estar fazendo parte da base aliada do prefeito. Plínio tinha uma vaga esperança de ser ele o nome escolhido do prefeito, mas caiu na realidade depois do fatídico jantar de ontem (16) à noite, quando foi escolhido o Wilker. “Não sou hipócrita de aceitar calado”, esbravejou.
Plínio disse que vai sair de férias, avaliar, pensar e quando voltar em março, para a retomada dos trabalhos, já terá uma decisão formatada. De pronto, garante que dificilmente continuará no PSDB. Outro que esboçou um protesto, foi o vereador Mário Frota (PSDB), mas, surpreendentemente, calou-se depois do jantar. Mário aceitou de pronto, a imposição do prefeito sem pestanejar.
Esse alinhamento de última hora é chamado de “lei da atração”. Alguns vereadores, andavam propagando nos corredores e gabinetes da CMM, que não aceitariam o Wilker Barreto para a presidência, outros o Hiram Nicolau assim como não aceitariam o Rosenha e daí por diante. Quando chegou a “ordem” do executivo, o agrupamento foi imediato. Entraram todos no ninho tucano e hoje, vaidosamente, ostentam as mesmas plumas do prefeito Arthur Neto.
A Mesa Diretora deverá ficar da seguinte maneira: Wilker Barreto (PHS) presidente, Hiram Nicolau (PSD) vice-presidente, Glória Carratte (PSD) secretária geral, Elias Emanuel (PSB) líder do prefeito, Walfran Torres (PTC) vice presidente e, fala-se de Ednailson Rozenha (PSDB) para a corregedoria. Mais notícias sobre a composição da Mesa, só duas horas antes de iniciar a última Sessão de 2014, nesse 17 de dezembro.


Artigo anteriorRodoviários da Global podem parar a Zona Leste amanhã (17)
Próximo artigoProfessores da ESBAM entram em greve no próximo dia 20

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui