“O Veneno está na mesa” 2 – Documentário de Silvio Tendler

veneno


Preocupados com os prejuízos causados pelos agrotóxicos na saúde do povo do Amazonas e no meio ambiente, a Rede de Maniva Agroecologia (REMA) e o Sindicato dos trabalhadores da Pesquisa Agropecuária (Sinpaf-AM) em conjunto com parceiros dos movimentos sociais e instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão realizarão no Amazonas o II Seminário “Contra os Agrotóxicos e pela Vida” quando ocorreu o lançamento do documentário o “Veneno está na Mesa” 2. O Seminário faz parte das ações da “Campanha Permanente Contra os agrotóxicos e pela Vida” e ocorreu no dia 26, no Auditório Senador João Bosco, na Assembléia Legislativa.

A Campanha Nacional se articula com a formação de comitês locais e o comitê do Amazonas foi lançado em 16/09/2011 e é constituido por quaisquer cidadões ou instituições interessados nas causas da soberania alimentar e da agroecologia.

A Campanha “Contra os Agrotóxicos e pela vida” aglutina instituições, cidadãos e movimentos sociais com o objetivo de alertar a sociedade para os malefícios causados pelo uso de agrotóxicos em atividades agropecuárias na saúde e no meio ambiente e ao mesmo tempo construir iniciativas jurídicas, científicas, técnicas e sociais que constituam barreiras e alternativas contra o uso de agrotóxicos e para promover a alimentação saudável e adequada.

A campanha também pretende divulgar as diversas iniciativas já existentes de sistemas de produção de alimentos saudáveis e experiências da agricultura familiar que proporcionem ao povo brasileiro soberania alimentar em contraposição ao modelo agrícola dominante que não respeita a saúde humana, o meio ambiente e as culturas locais.

No Amazonas, a Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM) e a Rede Maniva de Agroecologia (REMA) estão construindo coletivamente os conhecimentos agroecológicos e a organização que possibilitam a realização de experiências agroecológicas e auxiliam na superação das carências estruturais da região.  A APOAM com o apoio da REMA organiza semanalmente a Feira de Produtos Orgânicos, que ocorre todos os sábados no Ministério da Agricultura, e que infelizmente ainda é a única de Manaus, o que caracteriza a carência de investimento público para o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica.
A alimentação saudável e adequada é direito constitucional do povo brasileiro desde 2010. No entanto, a população brasileira está longe da seguridade alimentar porque quando consegue ultrapassar os limites da fome, consume alimentos de má qualidade nutricional, industrializados por processos empobrecedores de nutrientes e incorporadores de aditivos químicos maléficos à saúde, e cultivados em sistemas agrícolas predatórios e dependentes de insumos químicos e de agrotóxicos.
Segundo dados da Associação das Indústrias de Agrotóxicos, o Brasil foi pelo terceiro ano consecutivo o país que mais utilizou agrotóxico no mundo, representando, segundo a Fiocruz, que cada brasileiro venha consumindo em média 5,2 kg de veneno por ano.

Programação
II Seminário “Contra os Agrotóxicos e pela Vida”
Cada brasileiro consome em média 5,2 kg de agrotóxico por ano!
Até quando vamos engolir tanto veneno?

Data: 26/06/2014 (quinta-feira)
Horário: 8 h ás 12 h
Local: Auditório Senador João Bosco, Assembleia Legislativa, Av. Humberto Calderaro (antiga Av. Recife), Manaus, Amazonas.
Objetivo do Seminário: Discutir a execução das políticas públicas relacionadas a soberania alimentar e ao fortalecimento da agroecologia em contraposição aos sistemas produtivos baseados no uso de agrotóxicos.
Realização: Rede Maniva de Agroecologia (REMA); Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Pesquisa Agropecuária (Sinpaf-AM); Núcleo de Agroecologia/UEA; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida; Fundação Oswaldo Cruz;.
Programação
8 h – Cadastramento no evento e no Comitê Local da “Campanha Contra os agrotóxicos e pela vida”

08 h 30’ – Abertura: Os porquês da “Campanha Contra os Agrotóxicos e pela vida”
Rede Maniva de Agroecologia (REMA); Fundação Oswaldo Cruz; Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Pesquisa Agropecuária (Sinpaf-/am);
09 h  – Filme “O Veneno está na Mesa” 2 – O documentário do aclamado diretor Silvio Tendler, além de denunciar os malefícios dos agrotóxicos, apresenta experiências agroecológicas da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis. Promoção do documentário-  Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”; Patrocínio do documentário –  Fundação Oswaldo Cruz.

10 h 10’ – Mesa Redonda com debate e sistematização de propostas:
Execução das políticas públicas relacionadas à soberania alimentar e ao fortalecimento da agroecologia
– Frente Parlamentar para apoio da Agroecologia e da Produção Orgânica: Deputado Federal Francisco Praciano e Deputado Federal Carlos Souza.
– Comissão de Meio Ambientee Desenvolvimento Regional Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – Deputado Estadual Luiz Castro
– Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (SEPROR)
– Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção (SEMPAB)
– ADAF – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas
– Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)
– Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Moderação – Rede Maniva de Agroecologia (REMA) e Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida

11 h 30’ – Sistematização das propostas para o fortalecimento da soberania alimentar e da agroecologia no Amazonas e construção coletiva da agenda.

12 h – Merenda com produtos orgânicos e agroecológicos

12 h 10’– Entrega dos certificados

12 h 30’ – saída dos ônibus com os agricultores para as comunidades do Tarumã Mirim e do Puraquequara

Contatos para informações

– Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Rede Maniva de Agroecologia (REMA):
[email protected]
– Acácia Neves (INCRA)- 9185 8333, [email protected]
– Elisa Wandelli (Embrapa)- 9114-2012, [email protected]
– KatellUguen(UEA)- 9136 9049, [email protected]
– Mariana Semeghini (IPE)- 8156 7336, [email protected]
– Simone Alves (SINPAF)- 9314 3529, [email protected]

Artigo anteriorExistem mais de 10.000 espécies de formigas no Mundo
Próximo artigoPolícia Civil prende quadrilha de assaltantes, em Presidente Figueiredo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui