Ao receber o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, e o técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, na tarde de ontem, segunda-feira (17),na Arena da Amazônia, o governador Omar Aziz fez questão de passar a borracha sobre polêmicas, e disse que os ingleses serão muito bem recebidos na cidade.
Segundo ele, Omar, a preocupação com o calor de Manaus, demonstrada pelo técnico britânico, é normal em se tratando de um desportista e não pode ser interpretada como ofensa.
Acompanhado do prefeito de Manaus, e do vice-governador José Melo, Omar Aziz conversou com os visitantes, trocou presentes, ganhando inclusive uma camisa da seleção da Inglaterra, e fez questão desejar boas vindas em nome dos amazonenses. “Eu disse a eles que ficassem tranquilos, que amazonense é um povo ordeiro, recebe a todos bem e não vai ser diferente com a Inglaterra, que tem uma história com Manaus. Em 1900, eles já cuidavam dos serviços públicos aqui”, lembrou o governador, ao elogiar a postura do ministro e do técnico em vir a Manaus. “Para o ministro das Relações Exteriores da Inglaterra ter vindo aqui é porque eles dão muita importância a nossa cidade”, ressaltou Omar.
De acordo com o governador, o esporte tem que prevalecer e a “luta” deve ser dentro de campo e não fora. “Fora de campo é muita especulação e, muitas vezes, as pessoas potencializam algumas coisas que não devem. Eu costumo minimizar, porque eu não acredito que a gente ganhe alguma coisa com discórdia ou confronto”, argumentou.
Como governador do Estado, ele diz estar torcendo para que muitos ingleses venham a Manaus durante a Copa e que possam voltar outras vezes, o que vai depender da boa receptividade. “Qualquer cidade para se tornar um polo turístico, em primeiro lugar, tem que ser bem receptiva. Meu papel de governador é incentivar o turismo e esquecer polêmicas ou coisa parecida. É salutar e bom para o nosso Estado e para as pessoas que moram aqui”, completou.
A Inglaterra faz a primeira partida da Copa 2014 em Manaus no dia 14 de junho, contra a Itália, no jogo que é considerado o maior clássico da primeira fase do Mundial de Futebol. Outras três partidas vão acontecer na Arena da Amazônia: Camarões x Croácia (dia 18), Estados Unidos x Portugal (dia 22) e Honduras x Suíça (dia 25).
Técnico inglês visita pontos turísticos– Um passeio ao Encontro das Águas e um tour no Teatro Amazonas fizeram o técnico da seleção da Inglaterra, Roy Hodgson, conhecer um pouco de Manaus, cidade-sede da Copa do Mundo, onde os ingleses irão estrear contra a Itália, no dia 14 de junho. Hodgson disse que o calor da cidade não estava lhe incomodando, até porque a seleção já havia jogado em lugares mais quentes, como em Dubai, por exemplo.
Navegando no maior rio do mundo, o treinador exaltou as belezas naturais vistas no passeio e afirmou que os turistas ingleses vão gostar muito de ir até o Encontro das Águas, que é conhecido mundialmente. No Teatro Amazonas o treinador ouviu atentamente as explicações do guia sobre a história do lugar e parou para fotos em frente ao teatro antes de encerrar a visita.