‘Operação Espectro’ realiza ações na Compensa e Alvorada, em Manaus

Delegado-geral Orlando Amaral, na Operação Espectro/Foto: SSP-Am
Delegado-geral Orlando Amaral, na Operação Espectro/Foto: SSP-Am
Delegado-geral Orlando Amaral, na Operação Espectro/Foto: SSP-Am

Foi iniciada ontem, sexta (24) e segue até a madrugada de segunda-feira (27), a terceira edição da ‘Operação Espectro de Segurança’, reunindo todos os Órgãos do sistema de segurança pública do Amazonas, desta vez cobrindo os bairros Alvorada e Compensa, nas zonas Oeste e Centro-Oeste de Manaus, setores alvos da ação integrada que será realizada pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Ouvidoria e Corregedoria-Geral, com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Essa operação visa aumentar a presença das polícias e a sensação de segurança nos bairros, bem como a aproximação da polícia com a comunidade local. De acordo com dados da SSP-AM, nos últimos três meses, o polígono da operação nos dois bairros registrou em média 2,4 homicídios no final de semana (sexta, sábado e domingo)  e 25 registros de roubo e furto. Na área moram cerca de 105 mil pessoas.


Durante o fim de semana, os órgãos desenvolverão ações nas áreas de policiamento ostensivo, repressão qualificada, fiscalização de trânsito e de estabelecimentos como bares e casas noturnas.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destaca que o objetivo da ação é reduzir os crimes violentos legais e intencionais, dentre eles: homicídios, tentativas de homicídios e lesão corporal.  “Essa é a terceira operação que estamos realizando de forma integrada com os órgãos de segurança, que atuam conforme a densidade criminal identificada por meio das estatísticas. Em todos os bairros onde atuamos houve redução da criminalidade, o que mostra a eficiência da ação”, ressaltou.

A Operação será coordenada do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) e terá como ponto de concentração para registros de flagrantes e acompanhamento o 10º Distrito Integrado de Polícia (10º DIP) , no bairro Alvorada, e 8º DIP na Compensa.

O secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, coronel Dan Câmara,  informa que para a ação, foi elaborado o Plano Tático Integrado de Segurança (PTI), documento com informações gerais a respeito da Operação, do Sistema Integrado de Comando e Controle, da participação dos órgãos participantes e visa nortear os planos dos órgãos envolvidos na operação. “A estratégia Espectro de Segurança materializa o conceito de polícia inteligente cujo planejamento é calcado em dados estatísticos, geoinformação e inteligência propiciando melhores resultados com menor esforço”, disse Dan Câmara.

Artigo anteriorEm tudo, a farsa ( Por Paulo Figueiredo )
Próximo artigoEmpresários de Melody e Brinquedo dizem não ter medo de investigação do MP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui