Opy Health de Manaus conta com cuidados após alta e conservação dos alimentos por IoT

Foto: Divulgação

Iniciativas visam reforçar a assistência na melhoria contínua e garantir a segurança aos pacientes


Em celebração ao Dia da Saúde e Nutrição, que ocorre neste domingo, 31 de março, a Opy Health destaca dois projetos da operação de Manaus que visam reforçar a atenção aos cuidados com as refeições após a alta hospitalar e realizar o monitoramento da conservação dos alimentos via IoT (Internet das Coisas). Essa data, que tem como objetivo promover discussões e avaliações sobre as práticas nutricionais e a relevância das políticas públicas preventivas, ressalta a importância de iniciativas que apoiem a educação alimentar e a qualidade nutricional.

O GastrOpy, capacitação para acompanhantes de pacientes do Hospital Delphina Aziz, surgiu para garantir que os pacientes continuem com os cuidados necessários com a alimentação em casa, auxiliando na manutenção de escolhas saudáveis. Os treinamentos abrangem a preparação de dietas especiais, como a dieta pastosa (para insuficiência renal), hipolipídica (com quantidades reduzidas de gordura), branda hipossódica (para insuficiência cardíaca, prevenção de problemas no coração e combate à pressão alta), voltada aos diabéticos, a branda (sem irritantes gástricos) e a hiperproteica (com maior quantidade de carboidratos). Desde o lançamento do projeto, realizado em 2023, já foram treinados 623 acompanhantes.

Além disso, a Opy Health tem investido em tecnologia de ponta para garantir a segurança e a qualidade das refeições servidas aos pacientes do complexo hospitalar. Por meio da integração de dispositivo IoT (Internet das Coisas), os sensores enviam dados em tempo real à equipe de Nutrição, fornecendo informações precisas sobre as condições dos alimentos armazenados e das dietas distribuídas aos pacientes.

Essa inovação monitora todas as etapas do processo de alimentação, e emite alertas automáticos em caso de variações significativas nos parâmetros medidos, garantindo uma resposta rápida e eficaz para manter a segurança alimentar. Segundo o diretor regional da Opy Health, Thiago Python, as iniciativas visam reforçar a assistência na melhoria contínua e garantir o bem-estar dos pacientes, alinhando a tecnologia e a inovação na condução dos sistemas mais adequados. “É imprescindível assegurar que os pacientes tenham a devida atenção durante e após a estadia hospitalar. Precisamos orientar da melhor forma, proteger os alimentos contra riscos de contaminação e mantê-los com a preservação do valor nutritivo”, completa.

SOBRE OPY HEALTH

A Opy Health é gestora de serviços não clínicos e de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG), além de parceria com a Sociedade Israelita Albert Einstein na operação do HMAP – Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia. Opy Health é uma empresa IG4 Capital.

Artigo anteriorEm Eirunepé, onças são flagradas dentro de posto de saúde
Próximo artigoTorneio Relâmpago Indígena 2024 busca fortalecer identidade dos povos originários no esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui