Orquestra de Ouro Preto interpreta The Beatles, em Itapiranga-AM

Orques de Ouro Preto, interpreta The Beatles/Foto: Divulgação
Orques de Ouro Preto, interpreta The Beatles/Foto: Divulgação
Orques de Ouro Preto, interpreta The Beatles/Foto: Divulgação

Itapiranga-AM, a 356 quilômetros de Manaus, entra no circuito cultural obrigatório do próximo final de semana, com a apresentação dos sucessos dos famosos The Beatles, interpretados pela premiada Orquestra de Ouro Preto, no espetáculo “Série de Concertos The Beatles”, especialmente, ao município, cujo espetáculo recebe o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com realização da Prefeitura de Itapiranga. O concerto acontecerá na sexta-feira (17), dia 17h00, às 20h00, no Ginásio Dom Jorge Maskeo, totalmente gratuito.
Regido pelo maestro Rodrigo Toffolo, o concerto terá ainda um ingrediente inusitado: a participação de uma banda de rock.


De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, a iniciativa é mais uma ação em levar a cultura a todo o interior do Estado. “No nosso governo, vamos reforçar projetos como este, que unam qualidade musical e gosto popular a todos”, declarou.

O show faz parte da turnê que a Orquestra de Ouro Preto está levando à 12 cidades de oito Estados brasileiros, com patrocínio da Petrobrás. O repertório, interpretado por 20 músicos, conta com clássicos de toda a trajetória do quarteto de Liverpool. Dentre eles, destaque para “Something”, “Yestarday”, “Black Birds” e “Help”. Os arranjos das músicas interpretadas são do violinista Mateus Freire.

“Este show é mais uma prova da descentralização da cultura no Amazonas. Não é apenas Manaus que recebe espetáculos de grande porte e de reconhecimento internacional. A Orquestra de Ouro Preto é formada por músicos da melhor qualidade e a escolha do repertório será um verdadeiro presente aos moradores de Itapiranga”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Para o maestro Toffolo, o repertório seguiu o objetivo de manter fidelidade às peças. “O intuito é apenas desvendar a complexidade melódica das canções dos Beatles”, explicou. Esta é a segunda vez que a Orquestra de Ouro Preto se apresenta no Amazonas. Em 2013, os músicos estiveram em Manaus com o show “Latinidade”.

ORQUESTRA DE OURO PRETO

A Orquestra de Ouro Preto já recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Disco Instrumental, pelo álbum “Latinidade” e já se apresentaram em importantes cidades do País e exterior.

Recentemente, eles realizaram uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa| CPLP. Denominado Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, o projeto ainda prevê concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.

No campo da música experimental, a orquestra lançou, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, o DVD Valencianas (Deck Disc). O trabalho homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Assim, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais.

Artigo anteriorJosué Neto anuncia votação de pauta e reajuste salarial de servidores
Próximo artigoQue Final de Semana foi essa hein gente??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui