Orquestra de Violões do AM mostra versatilidade em ´Série Concertos´

Orquestra Violões do Am, mostra versatilidade no TA/Foto: Divulgação

A “Série Concertos” volta a ser executada pela Orquestra de Violões do Amazonas, no Teatro do Teatro, com o objetivo de mostrar toda a potencialidade que o violão possui, ao executar diferentes gêneros musicais,  oportunizando conhecimento às diversas vertentes por onde pode enveredar um dos instrumentos mais populares do mundo.
Num de seus concertos mais performáticos, a Orquestra de Violões do Amazonas apresenta nesta terça feira, 28 de junho, no Teatro Amazonas, a “Série Concertos”, que reúne obras escritas especialmente para um dos instrumentos mais populares do mundo: o violão. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o concerto tem entrada franca e classificação livre.


O violão, devido ao tamanho, à leveza e às suas múltiplas possibilidades, tornou-se, historicamente, um dos instrumentos musicais mais utilizados. Tocando do clássico ao erudito, as primeiras obras escritas para ele datam dos períodos Barroco e Clássico, entre os séculos XVI e XIX, com compositores consagrados da música universal, como Antonio Vivaldi, Sebastian Bach, George Telemann além de outros não tão conhecidos, mais com obras de extrema beleza, como Carulli, Giulliani e Carcaci. Compositores contemporâneos também nutrem essa história de amor pelo violão, como Alberto Ginastera e Gerald Garcia, com composições feitas para outros tipos de formações, como orquestras de corda.

Talentos individuais

Com 16 anos de criação, a Orquestra de Violões do Amazonas também apresentará formações variadas de seus músicos, como solos, duos, trios e quartetos, mostrando as possibilidades de performance ao violão, com destaque para Benjamim Prestes, que executará concerto do compositor chinês Gerald Garcia, além de Carlos Júnior, Amanda Aparício e do maestro Davi Nunes.

Composta por 20 músicos, entre violonistas, percursionistas e soprano, a Orquestra de Violões do Amazonas executa, mais uma vez, a “Série Concertos”, oferecendo ao público uma nova oportunidade de conhecer as diferentes vertentes pelas quais o violão pode enveredar num concerto de 1h15, com profissionais de reconhecido mérito da música amazonense.

Artigo anteriorProdam apresenta palestra sobre computação em nuvem, no Espírito Santo
Próximo artigoReformas educativas do Brasil são exemplos a serem seguidos, diz Unicef

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui