Parceria entre o Sistema Sepror e a AAM vai favorecer setor primário no AM

Reunião na AAM formaliza parceria/Foto: Lucas Silva

O Sistema Sepror e a Associação Amazonense de Municípios (AAM), começam a atuar em parceria visando o desenvolvimento do setor primário, agropecuário e pesqueiro nos municípios do interior do Estado. Em reunião realizada ontem, segunda-feira (23), foram definidas as agendas prioritárias para o setor.
De acordo com o secretário de Estado da Produção Rural, Hamilton Casara, a participação da AAM no processo de integração das ações do setor primário é fundamental. Para ele, a entidade atuará como uma ponte entre o Sistema Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). – e as prefeituras dos municípios.


“A Associação é quem conversa diariamente com todos os municípios do interior do Estado e está mais conectada aos administradores municipais. Ela vai facilitar enormemente nossa proposta de integração, assim como no alinhamento das metas que estamos traçando como prioritárias para o desenvolvimento do setor em todos os municípios”, destacou.

Reunião na AAM formaliza parceria/Foto: Lucas Silva

Outro ponto estratégico dessa pareceria, segundo Casara, é a otimização dos recursos humanos e, ainda, de logística. “A Associação dos Municípios vai ajudar como uma facilitadora e como instrumento de integração nos municípios. Com isso vamos otimizar nossos recursos humanos e estruturais fortalecendo as ações que vamos empreender em cada campo”, pontuou.

Para o presidente da AAM, João Medeiros Campelo, com essa parceria os municípios ganham ainda mais visibilidade e atenção para fomentar suas cadeias produtivas. “Estamos não apenas disponibilizando um espaço para o diálogo, mas colocando nossa estrutura para compor esse plano de ação que vai fomentar ainda mais a economia dos municípios. Ninguém melhor do que a Associação e os prefeitos desses municípios para saber as reais necessidades da sua região. Esse olhar da Sepror para os municípios e essa atuação fará toda a diferença ao final do processo”, destacou.

Plano de Ação – A integração do Sistema Sepror e as parcerias firmadas com as prefeituras e, agora, com a AAM vai ao encontro das ações que o Governo do Estado vem realizando para potencializar as ações na Matriz Econômica Ambiental. A proposta do Sistema Sepror é elaborar em parceria com as prefeituras acordos de cooperação técnica para fomentar a economia dando ênfase para a potencialidade de cada um.

O município de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus) foi o primeiro a assinar o acordo. A meta é estimular a piscicultura local e ampliar a assistência técnica de projetos que visam impulsionar o trabalho dos produtores rurais na cidade.

“Nós precisamos fortalecer as atividades de piscicultura, de fruticultura e da agroindústria e integrar as ações das áreas técnicas da Secretaria de Produção Rural e seus órgãos vinculados junto com as secretarias municipais de produção e meio ambiente no interior do Estado. Nós temos muitos pontos de convergência e nós temos que afinar essa relação de integração. Estamos caminhando para isso”, explicou Casara.

Matriz econômica – A Nova Matriz Econômica Ambiental está contemplada no pacote de R$ 950 milhões que o Governo do Estado tem em caixa para investimentos, neste ano, oriundos de empréstimos junto ao Governo Federal. O recurso deve viabilizar o desenvolvimento de projetos na capital e no interior voltados para a área de agricultura, infraestrutura e piscicultura.

Artigo anteriorGovernador José Melo faz mudanças na Polícia Civil do Amazonas
Próximo artigoPrefeitura de Rondônia manda tirar trechos de livros escolares com união entre gays

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui