Petição por segundo referendo sobre a UE supera 1 milhão de assinaturas

Até a manhã deste sábado (25) já constavam mais de um milhão de assinaturas na petição que pede ao Parlamento para que o Reino Unido realize um segundo referendo sobre a União Europeia (UE). De acordo com a reportagem do portal UOL, Os autores da petição argumentam que o fato de o comparecimento ter sido inferior a 75% não dá legitimidade ao resultado.


O site petition.parliament.uk chegou a travar com a grande quantidade de pedidos por uma segunda consulta. O Parlamento é obrigado a responder a qualquer demanda que supere 10 mil assinaturas.

A petição foi iniciada após vencer no referendo da última quinta-feira (23) a decisão do Reino Unido de se separar da União Europeia. Pelas regras do Tratado de Lisboa, que rege o bloco, o Reino Unido tem o prazo de 2 anos, a partir do anúncio oficial da separação, para concretizá-la. No entanto, líderes de países da UE pediram na sexta-feira para o país dê prosseguimento ao ato o mais rapidamente possível.

A decisão, porém, revelou grandes divisões dentro do Reino Unido. Escócia e Irlanda do Norte, além de grandes cidades como Londres, votaram a favor da permanência do bloco. Após o anúncio do resultado, o premiê britânico, David Cameron, anunciou que vai renunciar em outubro.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorCampanha pede que Estado de São Paulo deixe de fazer parte do Brasil
Próximo artigoPM de Roraima apreende R$ 1,5 milhão em mercadorias de comerciante chinês

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui