Petição por segundo referendo sobre a UE supera 1 milhão de assinaturas


Até a manhã deste sábado (25) já constavam mais de um milhão de assinaturas na petição que pede ao Parlamento para que o Reino Unido realize um segundo referendo sobre a União Europeia (UE). De acordo com a reportagem do portal UOL, Os autores da petição argumentam que o fato de o comparecimento ter sido inferior a 75% não dá legitimidade ao resultado.

O site petition.parliament.uk chegou a travar com a grande quantidade de pedidos por uma segunda consulta. O Parlamento é obrigado a responder a qualquer demanda que supere 10 mil assinaturas.

A petição foi iniciada após vencer no referendo da última quinta-feira (23) a decisão do Reino Unido de se separar da União Europeia. Pelas regras do Tratado de Lisboa, que rege o bloco, o Reino Unido tem o prazo de 2 anos, a partir do anúncio oficial da separação, para concretizá-la. No entanto, líderes de países da UE pediram na sexta-feira para o país dê prosseguimento ao ato o mais rapidamente possível.

A decisão, porém, revelou grandes divisões dentro do Reino Unido. Escócia e Irlanda do Norte, além de grandes cidades como Londres, votaram a favor da permanência do bloco. Após o anúncio do resultado, o premiê britânico, David Cameron, anunciou que vai renunciar em outubro.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui