PF deflagra operação Eldorado com movimentação de quase R$ 6 bilhões

Foto: Recorte

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20) a operação Eldorado. O objetivo é desarticular contrabando e venda de ouro extraído de garimpos ilegais, com movimentação de quase R$ 6 bilhões.


Em nota, a PF afirmou que o esquema está relacionado ao contrabando de ouro da Venezuela, o qual entraria clandestinamente no país como pagamento pela exportação de alimentos por mercados de Roraima e do Amazonas. “Transportadoras contratadas esconderiam no interior de caminhões o ouro contrabandeado, que entrariam em Roraima sem os procedimentos necessários e pagamento de tributos. Posteriormente, o minério seria comprado por outros integrantes do esquema e enviado para empresas atuantes no ramo de exploração de minério aurífero, responsáveis por concretizar o pagamento aos supermercados e às distribuidoras de alimentos”, acrescentou.

Por determinação da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Boa Vista, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal.

Segundo o inquérito, os principais investigados também estão envolvidos com a exploração ilegal de ouro em terras indígenas yanomami.

Artigo anteriorTrês cidades estão isoladas por conta da vazante
Próximo artigoSeca prejudica estudantes do interior do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui