Ponta Negra terá programação inovadora, com foco na preservação ambiental

Ponta Negra, tem programação no domingo(21)/Foto: Antonio Lima
Ponta Negra, tem programação no domingo(21)/Foto: Antonio Lima
Ponta Negra, tem programação no domingo(21)/Foto: Antonio Lima

Manaus vai receber no próximo domingo (21), uma programação que vai reunir esporte, ações educativas e de preservação ambiental. Trata-se do Fortlub Eco Xperience 2014, promovido pela empresa de lubrificantes Fortlub, em parceria com a Ethernal, com apoio da SEMJEL, e será realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, juntamente com a Faixa Liberada, a partir das 07h00.

A proposta é sensibilizar o maior número de pessoas sobre a importância da preservação ambiental. Dentro da programação, o Fortlub Cross Run vai reunir aproximadamente 600 competidores em uma prova no formato cross country, com 3,5 quilômetros de trilhas e trechos de subida, descida e obstáculos.


A escolha da Ponta Negra, segundo a organização do Fortlub Eco Xperience, deve-se ao fato de a praia ser um dos pontos turísticos mais visitados da capital e por representar, para a comunidade amazonense, um local onde se busca lazer, bem-estar, qualidade de vida e contato direto com a natureza.

Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Elvys Damasceno, a iniciativa de caráter socioambiental, traz uma proposta inovadora dentro do cenário esportivo da cidade. “É uma ação que, além de mobilizar atletas renomados do nosso Estado, visa reunir a população em geral para levar mensagens sobre a importância da preservação da natureza”, ressaltou Damasceno.

Mobilização social

Após a corrida, todos os participantes serão convidados a fazer parte de um “arrastão de limpeza”, na praia da Ponta Negra. Simultaneamente à ação, atletas de esportes radicais irão apresentar ao público manobras em quadriciclos e motocicletas.

Além disso, serão realizadas demonstrações de BMX (bike) e grafitti, parte do mix de atividades que movimentará o domingo de lazer no lugar.

Tenda Vip Lounge

Dentro da estrutura do evento será erguida uma tenda para acolher atletas, autoridades, convidados e a imprensa. O ambiente contará com a presença de músicos locais, que ficarão responsáveis pelo repertório do espaço enquanto a programação estiver em andamento na praia da Ponta Negra.

Segundo Ricardo Silvestre, mais que uma disputa, a sociedade será apresentada a um moderno projeto de cultura, estruturado com esporte e lazer. “Esse intercâmbio vai possibilitar à sociedade práticas respeitosas em meio à natureza. E nosso objetivo é alcançar essa atmosfera perfeita para a divulgação do espírito preservacionista e sustentável, presente nas atitudes tomadas pela marca realizadora do evento, e, com isso, aumentando significativamente a percepção de valor diante dos presentes”, explicou.

Projeto Faixa Liberada

O Faixa Liberada, que ocorrerá junto ao evento, na Ponta Negra, é realizado sempre às quartas-feiras, das 17h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h, como opção segura para a prática de atividades físicas ao ar livre no local. A cada edição, consegue reunir, em média, 2,5 mil pessoas.

Diretor de Desporto da Semjel, André Galvão explicou que o projeto, implantado em 2010, contemplou a área da Ponta Negra por concentrar intenso fluxo de pessoas, principalmente aos fins de semana, quando o público procura o local para a prática de atividades saudáveis, como pedalada, patinação, caminhada e corrida.

“Com a realização do Faixa Liberada, a população conta com segurança para praticar esportes e exercícios físicos, já que no momento da realização do projeto, uma das vias de acesso ao Complexo Turístico é interditada, evitando o tráfego de veículos”, frisou.

No último domingo (14), o projeto foi expandido para o Passeio do Mindu, no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. Além da Ponta Negra e Passeio do Mindu, a Avenida Visconde de Porto Seguro, no Conjunto Parque das Laranjeiras, é outro ponto do projeto. A área é uma ladeira de aproximadamente 1 km de extensão, bastante procurada por praticantes de esportes sobre rodas, como skate, patins e longboard.

Artigo anteriorIpaam diz que participação pública em audiência sobre impacto ambiental foi positiva
Próximo artigoDeputados estaduais do AM aumentam seus salários para R$ 25,2 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui