Portugal e Alemanha definem suas posições nesta quinta-feira(26)

Cristiano Ronaldo, pode ter último jogo hoje/Foto: Getty Images
Cristiano Ronaldo, pode ter último jogo hoje/Foto: Getty Images
Cristiano Ronaldo, pode ter último jogo hoje/Foto: Getty Images

A primeira fase da Copa do Mundo enfim chega a sua última rodada. Quatro duelos, pelos Grupos G e H, definem os últimos confrontos das oitavas de final. Às 13h00 (de Brasília), Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, joga diante de Gana suas últimas fichas para se manter vivo. Os dois ainda dependem do resultado de Alemanha e Estados Unidos, que também terão o futuro definido no mesmo horário.

Às 17h00, é a vez dos times do Grupo H entrarem em ação. A já classificada Bélgica encara a Coreia do Sul, que está na lanterna do grupo. Também, em situação desconfortável, a Rússia encara a Argélia em busca da segunda vaga da chave.


GANA X PORTUGAL

Os portugueses deixaram a desejar nas duas primeiras partidas pela Copa do Mundo. Na estreia, sofreram uma dura goleada para a Alemanha, perdendo por 4 a 0. No segundo jogo, diante dos Estados Unidos, estavam perdendo até o minuto final, quando conseguiram um empate em 2 a 2. O resultado os manteve com alguma chance de seguir na competição. Sem conseguir marcar gols ou se destacar, Cristiano Ronaldo é a maior e talvez única esperança dos portugueses.

Em entrevista na véspera do jogo, o luso-brasileiro Pepe deixou claro que seu time não vai se entregar facilmente no Mundial. O zagueiro garantiu que todos os jogadores do elenco vão “dar a cara” pela busca da vaga.

A seleção de Gana, por sua vez, entra em campo pressionada e tentando esquecer os problemas fora de campo. Assim como Portugal, os africanos somam apenas um ponto na competição. Foram derrotados pelos EUA na estreia (2 a 1) e empataram a Alemanha na segunda rodada (2 a 2). Na última terça-feira, os jogadores se recusaram a treinar, dando um ultimato à Associação Ganesa do Futebol para o pagamento da premiação para a disputa da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, o treinador James Appiah disse que a situação já estava prestes a ser resolvida.

ALEMANHA X ESTADOS UNIDOS

As equipes são as que estão em melhor situação no Grupo G. Um empate na Arena Pernambuco classifica as duas seleções para as oitavas de final do Mundial. Quem vencer, assegura o primeiro lugar da chave. Em caso de derrota, apenas um vitória elástica de Gana ou Portugal poderá tirá-los da segunda fase.

A Alemanha iniciou a participação no Mundial de forma avassaladora, goleando Portugal por 4 a 0 logo na estreia. Na segunda partida, no entanto, o ritmo diminuiu no empate por 2 a 2 contra Gana. Na véspera do jogo, o técnico Joachim Löw escondeu o time pela primeira vez e não quis entregar a formação que entrará em campo no duelo desta quinta.

A possível mudança seria a entrada do volante Bastian Schweinsteiger no lugar de Sami Khedira. O jogador do Real Madrid deixou o empate com Gana com dores no joelho esquerdo, mas treinou normalmente durante a semana.

ARGÉLIA X RÚSSIA

Fabio Capello não ficou satisfeito com as primeiras performances de sua equipe. Apenas com jogadores que atuam no país, a Rússia empatou na estreia (1 a 1 com a Coreia do Sul) e perdeu na segunda rodada (1 a 0 diante da Bélgica). Na véspera do jogo, o técnico italiano fechou o treino e foi evasivo em suas repostas durante a coletiva de imprensa.

Do outro lado, a Argélia se recuperou bem da derrota sofrida para a Bélgica na estreia (2 a 1) e passou pela Coreia do Sul no último duelo (4 a 2). Na véspera do jogo, o técnico Vahid Halilhodzic ressaltou a importância do time não sentir a pressão diante da possibilidade de classificação. E pediu calma aos seus comandados.

Os argelinos estão em segundo lugar e garantem a vaga com uma vitória simples. Em caso de empate, avançam se a Coreia do Sul não vencer a Bélgica por mais de três gols de diferença. Já os russos precisam vencer e ainda torcer por um tropeço dos asiáticos.

BÉLGICA X COREIA DO SUL

Os belgas estão em uma situação confortável. Após vencerem a Rússia por a 1 a 0 na segunda rodada, eles garantiram a classificação antecipada para as oitavas de final. Os sul-coreanos, por sua vez, deixaram a desejar. Empataram com a Rússia (1 a 1) na estreia e foram goleados pela Argélia (4 a 2) no último jogo.

Mesmo diante da situação nada confortável de sua equipe, o técnico Hong Myung Bo afirmou que mantém as esperanças de ver a Coreia avançar, mesmo com apenas um ponto na chave. À espera de um milagre, os sul-coreanos precisam vencer os belgas, torcer por vitória da Rússia ou empate, e depois tirar a diferença no saldo de gols.

Apesar da classificação antecipada, o desempenho da Bélgica ainda gera expectativa. O time europeu, que não teve uma grande atuação no Mundial, fez uma campanha invicta nas Eliminatórias da Copa.

Artigo anteriorComitiva com dinheiro de prêmio para seleção de Gana chega a Brasília
Próximo artigoJustiça de Parintins recebe apoio estadual nas ações de combate a exploração de crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui