Praia da Ponta Negra fica interditada no feriado da Semana da Pátria

Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Com o feriado da Semana da Pátria neste domingo, 5/9, quando se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, que antecede o feriado nacional de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, a praia do Complexo Turístico Ponta Negra ficará fechada no fim de semana e até a próxima terça-feira, 7/9, voltando a funcionar nos dias de semana, atendendo ao decreto que flexibilizou o funcionamento do balneário durante a pandemia.


Por decreto, o prefeito de Manaus, David Almeida, passou a permitir o acesso à praia nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

A praia segue interditada nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para a retirada de quem insistir em desrespeitar o uso correto do balneário. O parque é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Segurança no rio

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros, atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Pandemia

Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância da proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

A praia

Salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Desde 2011, a praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, não desaparece mais sob as águas do rio Negro, durante a enchente. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como a de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

Artigo anteriorProcon-AM apreende mais de 790 Kg de produtos em supermercado de Manaus
Próximo artigoMulher ateia fogo em motorista de ônibus por ele zombar de mau hálito dela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui