Pré-COP 26 em SP, vai antecipar tendências para o encontro no Reino Unido

Foto: divulgação

Em formato híbrido, a conferência conta com painéis de temas como: Política Ambiental da Cidade; Plano Climático; Mobilidade Urbana; Educação Ambiental e Gestão de Resíduos.


Durante os dias 07 e 08 de outubro, a Prefeitura de São Paulo realizará o evento internacional “Pré-COP 26”, reunindo cidades brasileiras e de outros países com o objetivo de debater os principais assuntos que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro.

A conferência acontecerá no Auditório do 7° andar da Prefeitura, e por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e através do Youtube (https://bit.ly/3kGFxAW).

Com abertura do prefeito Ricardo Nunes, da Secretária Municipal de Relações Internacionais Marta Suplicy, e da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres Shirley Rodrigues, a conferência tem presença confirmada de autoridades dos municípios de Recife (PE), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), além de especialistas nos temas como o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro, e o Diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando.

Secretário do Verde e Meio Ambiente Antônio Ademir Stroski – foto: divulgação

“São Paulo, assim como pode ser Farol no Combate ao Racismo Estrutural, tem vocação e incentivo da Prefeitura para ser reconhecida como SP Capital Verde”, diz a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Para ela, a cidade tem realizado diversos esforços em uma agenda pelo desenvolvimento verde e “é baluarte” contra políticas negacionistas sobre a influência das mudanças climáticas no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta.

Entre os tópicos do evento estão: a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono e a transformação verde da economia. Todos os flayers e crachás são feitos de material reciclável como bitucas de cigarro. Os participantes da modalidade presencial receberão uma ecobag personalizada e um vaso de coco com adubo e sementes.

O vaso é produzido pela iniciativa “Artesanato Sustentável com o Bagaço da Cana e do Coco”. As etapas para a produção consistem na triagem, trituração do coco e da cana, manuseio, criação, modelagem, confecção, acabamento das peças ornamentais e compostagem.

Foto: divulgação

Ao lado da SMRI, participam desse lançamento a Secretaria-Executiva Municipal de Mudanças Climáticas e as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente; de Subprefeituras; de Habitação; de Desenvolvimento Econômico; do Trabalho e Turismo, Comunicação (SECOM), Mobilidade e Trânsito e a SP Regula.

São Paulo Capital Verde

Por meio da SMRI, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.

A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI – Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.

Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 7 DE OUTUBRO

–  10:00 HS WELCOME COFFE

–  10:30 HS ABERTURA COM PREFEITO RICARDO NUNES

–  11:00 HS PAINEL 1 – POLITICA AMBIENTAL DA CIDADE

–  11:30 HS PAINEL 2 – PLANO CLIMÁTICO

–  13:30 HS PAINEL 3 MOBILIDADE URBANA

–  14:00 HS PAINEL 4 MOBILIDADE URBANA

–  14:30 HS PAINEL 5 SANEAMENTO BÁSICO

–  15:30 HS PAINEL 6 SUSTENTABILIDADE

–  16:00 HS PAINEL 7 RESILIÊNCIA URBANA

2° DIA – 8 DE OUTUBRO

–  10:00 HS WELCOME COFFE

–  10:30 HS PAINEL 8 CB 27 (CAPITAIS BRASILEIRAS BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS AMBIENTAIS)

–  11:00 HS PAINEL 9 CB 27 (CAPITAIS BRASILEIRAS BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS AMBIENTAIS)

–  11:300 HS PAINEL 10 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

–  13:30 HS PAINEL 11 INFRAESTRUTURA URBANA

–  14:00 HS PAINEL 12 INFRAESTRUTURA URBANA

–  14:30 HS PAINEL 13 GESTÃO DE RESIDUOS

–  15:30 HS PAINEL 14 PROJETOS E AÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE NO PODER LEGISLATIVO

–  16:00 HS ENCERRAMENTO

Artigo anteriorVacina contra a Covid-19: Chegou a vez da 3ª dose 
Próximo artigoCatador é humilhado por improvisar banca de lanches com chapa achada no lixo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui