Prefeito de Novo Airão ‘perde as estribeiras’ e ataca a Comunidade Bom Jesus

Prefeito Frederico Júnior (MDB) é pego xingando lideranças comunitárias - foto: recorte/arquivo

O prefeito de Novo Airão, Frederico Junior ‘perdeu de vez as estribeiras’ ao gravar áudio com palavras de baixo calão dirigidas aos moradores da Comunidade Ribeirinha Bom Jesus do Paduari e ao seu presidente, Ananias Marques da Cruz.

Frederico em áudio, disse que o pessoal da Comunidade Ribeirinha Bom Jesus está fazendo confusão e “se eu …, me *em ..b..ce.. tar, paro essa *P… é nem o *Car.. e nem ninguém”, desafiou o prefeito.

Ouça Áudio

Por sua vez, o presidente da Comunidade Ananias Marques da Cruz, também em vídeo, lamenta que estejam sendo prejudicados com a decisão do prefeito e por esse motivo, não querem mais acordo com a prefeitura.

Segundo Ananias, o prefeito Frederico Junior e um senhor por nome de José Valdemir Ribeiro Torres estão lesando a Comunidade (roubando) juntamente com outras pessoas.

Valdemir seria uma espécie de ‘laranja’ do prefeito Frederico Júnior, que estaria retirando areia da comunidade e não está repassando o dinheiro, ou seja, o prefeito está dando um ‘pino’ na Comunidade Bom Jesus e deixando as famílias sem o dinheiro para o seu sustento.

A comunidade tem uma Licença de Operação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), L.O nº 074/14-03, com a qual vinham extraindo areia para vender á prefeitura de Novo Airão, que deixou de pagar os ribeirinhos.

Com a irritação do prefeito, dos aproveitadores e os prejuízos obtidos nesses meses de governo Frederico, eles deixaram de fornecer areia e estão passando por dificuldades financeiras.

Apelo

“Estamos apelando às Autoridades Estaduais para nos ajudar. Nós dependemos dessa renda para ajudar a comunidade. Estão nos roubando e não está entrando mais nada e nós não temos outra forma de sobrevivência”, lamentou o presidente Ananias.

Ouça Áudio

Frederico

Os apelos e a tentativa de buscar ajuda das autoridades estaduais, foi vista pelo prefeito Frederico Júnior como uma ofensa. “A justiça não manda no município de Novo Airão, quem manda sou eu, que estou com a caneta na mão”, surtou o prefeito.

Segundo ele, o pessoal da comunidade fica querendo desafiar e isso, de acordo com ele, é pior. E continuou exaltado: ouça na gravação abaixo.

Licença concedida pelo Ipaam à Comunidade Ribeirinha Bom Jesus – foto: reprodução

Decreto desfeito pelo prefeito:

Cópia da L.O da Associação Comunitária Bom Jesus do Puduari
Decreto Municipal nº 008 de 28 de janeiro de 2019 – DETERMINA a suspensão de todas as Licenças de Conformidade, expedida pelo Município de Novo Airão através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMA até a data de hoje por tempo indeterminado, e de toda e qualquer atividade de extração de minério no território geográfico do Município de Novo Airão, e dá outras providências.
Cópia do contrato de arrendamento de 22 de fevereiro de 2019
Decreto Municipal nº 014 de 25 de fevereiro de 2019 – DETERMINA a revogação parcial do Decreto Municipal nº 08/2019, estabelece parâmetros e diretrizes para a Licença de Conformidade Ambiental, e dá outras providências.
Decreto Municipal nº 015 de 25 de fevereiro de 2019 – DISPÕE sobre a extração de areia e serviços vinculados, e dá outras providências Recibos da movimentação de compra e venda de areia (depósitos e transferências bancarias)
Depósitos feitos em conta da Prefeitura Municipal de Novo Airão. Controle dos fiscais da Comunidades de balsas de areia extraídas.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui