Prefeitura encerra vacinação contra dengue para público de 4 a 59 anos após fim do estoque

Foto - Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus informa que, em razão da grande procura pelo público, nesta sexta-feira, 19/4, os estoques de doses disponíveis para vacinação de pessoas de 4 a 59 anos contra a dengue se esgotaram em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que ofertam o serviço. A ampliação da faixa etária da estratégia ocorreu em caráter temporário, com a aplicação de doses com validade até 30 de abril.


A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou a forte adesão do público à vacinação. Ao todo, foram disponibilizadas 3.700 doses, para a imunização de crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica. “O público entendeu que é importante se vacinar contra a dengue, e com isso tivemos uma grande procura nas unidades”, apontou.

Conforme Shádia, esgotado o lote disponível para pessoas na faixa etária ampliada, a vacinação volta a ser recomendada apenas para a população de 10 a 14 anos, que segue sendo prioritária. “Infelizmente, ainda não temos doses suficientes no país para vacinar toda a população. Mas todas as pessoas que se vacinaram agora terão garantida a aplicação da segunda dose”.

Uma das usuárias que receberam o imunizante a partir da ampliação da faixa etária foi a professora Júlia Nascimento, que ressaltou a importância da oferta da vacina no sistema público de saúde. “Todo mundo tem de se vacinar, principalmente contra a dengue. Nossa região é muito úmida, precisamos cuidar da saúde. Como professora, tenho de dar o exemplo, então vim tomar a dose. E viva o SUS!”, disse.

A secretária explica que a ampliação da faixa etária, com aplicação das doses com menor tempo de validade, atende orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de evitar a perda de estoques da vacina. Ela lembra a baixa procura pela vacina, que começou a ser ofertada no dia 22 de fevereiro em Manaus e em outros municípios de dez estados do país.

“Iniciamos com 65 mil doses, suficientes para imunizar primeiramente as crianças de 10 e 11 anos, mas logo abrimos para toda a faixa etária alvo, por conta da baixa procura. Em dois meses, tivemos pouco mais de 25 mil doses aplicadas, ou 15,95% da população-alvo”, informa Shádia, pontuando que meta da vacinação é alcançar 90% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Procedimento

A vacinação contra a dengue segue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com a oferta do imunizante em mais de 70 unidades da Semsa Manaus, distribuídas por toda a cidade. A lista completa de estabelecimentos, com endereços e horários, pode ser consultada no link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Para receber o imunizante, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou de um responsável, em posse de documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que o esquema vacinal contra a dengue prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada aplicação. Após o procedimento, a criança ou adolescente deve permanecer na unidade de 15 a 30 minutos para observação.

“Caso a pessoa tenha infecção por dengue após a primeira dose, deve aguardar 30 dias do início dos sintomas para completar o esquema vacinal”, recomenda a gerente.

A vacina contra a dengue, complementa Isabel, deve ser administrada de forma isolada, com intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral) e de 24 horas para as demais do calendário nacional.

Artigo anteriorVereador e empresário de Urucurituba serão responsabilizados por contratação irregular
Próximo artigoVídeo mostra policial atirando em assaltantes no bairro Petrópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui