Prefeitura integra força-tarefa de combate ao crime organizado no Amazonas

Foto: Divulgação/Semseg

A Prefeitura de Manaus, representada pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, participou, na tarde desta quinta-feira, 30/11, na sede da Polícia Federal na capital, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no Amazonas.


De acordo com o coordenador estadual da Ficco no Amazonas, delegado da Polícia Federal, Sávio Pinzon, a Ficco faz parte do plano de enfrentamento à criminalidade violenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem por objetivo intensificar o enfrentamento e a desarticulação das organizações e associações criminosas no país.

“A exemplo de outros Estados, estamos criando a Ficco no Amazonas. O prazo de vigência inicial é de cinco anos. Será um trabalho de integração entre as forças de segurança federais e estaduais. O objetivo é que todas as forças cooperem, unam esforços e troquem informações, para que alcancemos maior efetividade às investigações criminais, principalmente às de combate a crimes organizados e que envolvam facções criminosas”, explicou Pinzon.

Além da Polícia Federal e Semseg, integram a Ficco, no Amazonas, instituições que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), como Polícia Civil e Polícia Militar; órgãos vinculados à pasta, como a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), além da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Foto: Divulgação/Semseg

Para o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, que é delegado da Polícia Federal aposentado, o convite para integrar a Ficco representa um avanço para a Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à pasta, uma vez que a corporação ganhará expertise, trocando informações com as Polícias Federal, Civil e Militar.

“A Semseg fica muito honrada em integrar essa ação do governo federal, que procura integrar forças, no sentido de combater a criminalidade organizada. Hoje, nós assinamos esse Acordo de Cooperação Técnica dessa iniciativa, que é muito importante, no sentido de juntar esforços para reduzir os índices de criminalidade no Estado. Unindo as forças federais, estaduais e do município de Manaus, nós vamos, certamente, apresentar resultados mais profícuos e robustos, no sentido de combater o crime organizado. Nós ficamos muito agradecidos aos demais integrantes que permitiram a participação da Semseg nesse tipo de ação integrada, e vamos nos empenhar, para que a gente possa contribuir, de forma muito positiva e determinante, nesse projeto”, argumentou Fontes.

O superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas, delegado Umberto Ramos, afirmou que a Ficco representa um modelo muito interessante de integração que já existe e que se fortalece, a partir de hoje, com a formação dessa aliança entre todos os órgãos de segurança do Estado.

“É uma oportunidade de integração entre as forças, visando reprimir, combater a criminalidade e reduzir os índices de violência urbana na cidade de Manaus e no Estado. O esforço concentrado das instituições trará, sem dúvida alguma, resultados ainda mais robustos. É uma alegria enorme fortalecer esses laços que já nos unem historicamente”, concluiu Umberto.

Artigo anteriorCarreta carregada de areia tomba em viaduto após sair da Torquato Tapajós
Próximo artigoNaiara Azevedo consegue medida protetiva contra ex após denúncia de violência doméstica

1 COMENTÁRIO

  1. É isso… Espero que agora o crime seja realmente combatido no nosso Estado, e não somente tolerado a custa de “acordos”.
    Apesar de concordar que chegamos a um ponto em que o “combate”, passa a ser real e direto, ainda afirmo que um TRABALHO PREVENTIVO tem que ser feito: mais escolas, esporte e arte nas periferias, irá salvar futuras gerações hoje recrutadas pelo crime organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui