Principais datas do ano eleitoral estão em calendário digital

Foto: Reprodução

Em ano eleitoral, a preparação para o maior evento democrático do Brasil começa muito antes de outubro. Um calendário digital com as principais datas do pleito foi preparado pelo Ministério Público Federal (MPF).


A cada mês será possível conhecer um pouco da atuação do Ministério Público como fiscal do cumprimento das regras eleitorais. O objetivo é assegurar igualdade de oportunidade aos candidatos e a livre escolha do eleitor.

O primeiro turno das eleições para presidente, deputados, senadores e governadores será realizado em 2 de outubro. Caso tenha segundo turno, a votação será em 30 de outubro. Além dessas datas, o calendário traz os principais marcos da agenda eleitoral, como a janela de migração partidária, prazo para formação de federações e coligações, período de realização das convenções, início da propaganda eleitoral, prazo limite para a entrega das prestações de contas de campanha e para a diplomação dos eleitos, as datas de posse, entre outras.

O material também traz informações úteis para o eleitor, como o fim do prazo para a transferência ou emissão do título, as datas a partir das quais é possível pedir à Justiça Eleitoral habilitação para voto em trânsito ou para que pessoas com deficiência solicitem alteração do local de votação. Além de exercer o direito de voto, o cidadão tem papel fundamental na fiscalização do processo democrático. No calendário, ele vai encontrar dicas de como combater a desinformação e avisar ao Ministério Público Eleitoral sempre que se deparar com alguma conduta irregular capaz de causar desequilíbrio na disputa.

Artigo anteriorEm Manacapuru, homem não aceita fim de relacionamento e coloca fogo em casa com mulher dentro
Próximo artigoPrefeito promove mudanças em três áreas da administração de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui