
Nos dias 2 e 3 de abril, profissionais da educação infantil do município de Manaus se reuniram no auditório da rede municipal de Educação, na avenida Maceió, Parque 10, zona Sul, para participar da 1ª oficina da “Unidade Amiga da Primeira Infância” (Uapi). O evento, realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), marca um importante passo na busca pela erradicação do analfabetismo infantil até o fim deste ano.
A iniciativa contou com a presença de assessores pedagógicos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), cuja missão é orientar e apoiar as 34 unidades de ensino participantes da Uapi, entre creches e centros municipais de Educação Infantil (Cmei). O público-alvo são crianças de zero a cinco anos de idade, englobando a primeira etapa da educação básica.
Para Cláudia Magalhães, chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI), a oficina representa uma oportunidade crucial para aprimorar a aprendizagem das crianças nessa fase tão importante de suas vidas. Ela destaca o papel fundamental da educação infantil no desenvolvimento da personalidade e autonomia dos pequenos, enfatizando a importância de fortalecer os laços entre a família e a escola desde cedo.

Carol Velho, secretária do Unicef, elogia a seriedade com que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus encara a aprendizagem desde a educação infantil. Com 34 unidades de ensino participando já no primeiro ano da iniciativa, ela destaca a importância da parceria entre prefeitura e Unicef. A intenção é expandir ainda mais esse número, visando oferecer formação adequada a todos os profissionais envolvidos no processo da educação infantil.
A foto registrada por Eliton Santos / Semed captura o espírito colaborativo e comprometido desses profissionais, unidos em uma missão nobre: proporcionar uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, preparando as crianças para um futuro brilhante e promissor.
Através de parcerias como essa, Manaus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral de suas crianças, garantindo-lhes um começo de vida cheio de oportunidades e aprendizado.