Programa Criança e Natureza lança guia de brinquedos e mobiliários para parques

Foto: divulgação

O Programa Criança e Natureza lança Guia de Brinquedos e Mobiliários para Parques Naturalizados: espaços que aproximam as crianças da natureza e recuperam áreas degradadas


Tendência de ocupação de espaços públicos para famílias, Parques Naturalizados recuperam espaços e reaproveitam materiais como troncos, pedras, plantas e bambu.

Oferecer às crianças um ambiente no qual o brincar também convida a estar em contato com a natureza é um dos principais objetivos dos Parques Naturalizados, que estão se espalhando pelo país.

Parques Naturalizados já existem em cidades como Fortaleza e Sobral, ambas no Ceará, Caruaru (PE), Niterói (RJ), Mogi das Cruzes, São Paulo e Jundiaí, estas em SP. Os Parques Naturalizados são lugares de encontro e brincadeiras que utilizam materiais naturais e aproveitam áreas abandonadas ou degradadas.

Nesses espaços, materiais como restos de poda e troncos de árvores caídas, que em geral são descartados, tornam-se insumos para a confecção de móveis, brinquedos e até esculturas.

Tudo para criar espaços mais atraentes, desafiadores e criativos para as crianças. Bons para a infância, os Parques Naturalizados também ajudam as cidades, na medida em que aumentam o número de áreas verdes e permeáveis, diminuindo as ilhas de calor em centros urbanos, regulando a temperatura e atraindo espécies de pássaros, insetos polinizadores e outros animais.

“Para as prefeituras, a implantação de espaços como esses é especialmente interessante pois elas já têm a matéria prima e o projeto pode ser realizado com funcionários públicos treinados e com a colaboração dos vizinhos. Os Parques Naturalizados são uma solução baseada na natureza que atende tanto as infâncias quanto as cidades, principalmente pensando na necessidade de adaptação desses espaços à crise climática”, explica JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza.

14 ideias para um Parque Naturalizado

Mas como construir esses lugares? Um dos principais desafios para planejar e implementar um Parque Naturalizado é olhar para os terrenos, pensar no paisagismo e ter à mão um bom repertório de mobiliário, brinquedos e estruturas para atender as crianças e as famílias.

Para facilitar essa tarefa para arquitetos, gestores públicos, artesãos, mestres de obras e todos aqueles que se interessam pela criação de móveis e brinquedos mais orgânicos, o programa Criança e Natureza disponibiliza, gratuitamente, um guia com 14 ideias para criar um Parque Naturalizado.

O Guia de Brinquedos e Mobiliários mostra, passo a passo, como executar cada ideia, traz dados sobre manutenção, lista suas possibilidades e ainda ajuda a entender como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se aplicam a cada uma das estruturas.

Os Parques Naturalizados podem ser implantados em áreas públicas ou privadas, como praças, parques, pátios escolares, condomínios ou clubes. Saiba mais sobre o conceito e as cidades que já os implantaram aqui.

Sobre o Alana

O Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar.

O Alana é um sistema de três esferas interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

2PRÓ Comunicação

Artigo anteriorHomem é assassinado dentro de condomínio no bairro Santa Etelvina
Próximo artigoProdutos ofertados nas feiras da ADS contribuem para bem-estar físico e mental

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui